DCE e CA’s da Unifor lançam nota em defesa dos centros de cópias

Em nota, O Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos (CA’s) da Universidade de Fortaleza (Unifor) defendem a permanência e regulamentação dos centros de cópias no campus.

“É verdade que algumas condutas precisam ser ajustadas, principalmente no que diz respeito ao espaço ocupado pelas máquinas e a situação trabalhista dos funcionários dos Centros de Cópias. Não obstante, reconhecemos sua importância e não queremos que saiam, mas apenas que sua presença seja em todo benéfica, tanto para os alunos como para seus representantes estudantis”, destaca o documento.

Outro ponto exigido pelo movimento estudantil é a cobrança de taxas consideradas “inaceitáveis” por parte da Universidade. Os estudantes solicitam uma audiência com representantes da Unifor e da Fundação Edson Queiroz para discutir os pontos propostos na nota.

Leia a seguir a íntegra do documento:

Unifor: Meu dinheiro não é capim

Prezados estudantes da Unifor,

Diante dos recentes acontecimentos sobre a regularização dos profissionais de cópias no campus da Universidade de Fortaleza, o DCE Unifor e os Centros Acadêmicos aprovaram, no Conselho de Entidades de Base – CEB realizado no dia 07 de fevereiro de 2013, resolução na qual considera arbitrária a tentativa da administração da Universidade de inviabilizar a atividade dos profissionais de cópias que hoje utilizam o espaço dos Centros Acadêmicos.

É verdade que algumas condutas precisam ser ajustadas, principalmente no que diz respeito ao espaço ocupado pelas máquinas e a situação trabalhista dos funcionários dos Centros de Cópias. Não obstante, reconhecemos sua importância e não queremos que saiam, mas apenas que sua presença seja em todo benéfica, tanto para os alunos como para seus representantes estudantis. Este serviço significa para nós, alunos, uma forma mais econômica de ter acesso ao material exigido pelos professores, muitos de nós não temos condições de adquirir livros caros e que geralmente não encontramos em nossa defasada biblioteca.

A Universidade de Fortaleza além de praticar um aumento exorbitante de 8% nas mensalidades neste ano sem o devido diálogo com o corpo discente, de nos cobrar várias taxas inaceitáveis, como a de trancamento de disciplina que pagamos mesmo tendo que continuar pagando a mensalidade da disciplina que foi trancada, e ainda a taxa de utilização pelos estudantes da pista de atletismo e a quadra de tênis, se colocam na posição de algoz para tirar o pouco de vantagens que ainda nos resta.

O que buscamos é o melhor funcionamento dos CA’s (Centros Acadêmicos), do DCE (Diretório Central dos Estudantes) e a manutenção dos seus trabalhos realizados em prol da comunidade discente que representa. Destarte, apresentamos as seguintes medidas:

1. Manutenção dos Centros de Cópias com espaço delimitado por cada CA, para a oferta de cópias a preços acessíveis a toda comunidade acadêmica;

2. Cada centro de cópias terá que regularizar seu CNPJ e, consequentemente, a situação trabalhista de seus funcionários, sendo tal relação de única responsabilidade do Centro de Cópias;

3. Regularização do CNPJ dos Centros Acadêmicos;

4. Para garantir a autonomia e independência do Movimento Estudantil, a Universidade deverá permitir, aos Centros Acadêmicos, a realização de eventos feitos dentro do campus com cobrança de valores sustentáveis, garantindo aos alunos total retorno do dinheiro empregado e nenhum prejuízo aos CA’s que já não dispõem de recursos econômicos;

5. Audiência do DCE Unifor com a Reitoria da Unifor e com a Fundação Edson Queiroz para tratar sobre o aumento das mensalidades e dos impactos para toda a comunidade acadêmica, bem como sobre as taxas praticadas pela Universidade.

Sendo assim, convidamos a todos para se engajar nessa causa que é de interesse de todos nós.

DCE Unifor – Gestão DCE de Cara Nova – 2012/2013
CA de Psicologia
CA de Direito
CA de Terapia Ocupacional
CA de Fisioterapia
CA de Educação Física
CA de Nutrição
CA de Farmácia
DA de Comunicação Social
CA de Medicina
CA de Enfermagem

Fonte: DCE Unifor