UBM convoca ato e exige justiça no julgamento da Banda New Hit

Há seis meses, duas adolescentes denunciaram que foram estupradas por integrantes da Banda New Hit após a saída de um show realizado na cidade de Ruy Barbosa. As jovens fãs afirmam ter entrado no ônibus da banda para pedir autógrafos e tirar fotos com os músicos. O julgamento dos nove músicos começou nesta segunda-feira (18) e a União Brasileira de Mulheres convoca para um ato na quarta-feira (20).

A audiência no Fórum Edgar Mendes de Quintela, na cidade Ruy Barbosa (a 320 km de Salvador) foi marcada por protestos e confusão. Durante o almoço, a sessão foi interrompida. A polícia precisou ser acionada para conter os manifestantes que protestavam do lado de fora. A expectativa é que o julgamento dure até quarta (20), quando deve ser lido o veredito. Abaixo a nota da UBM na íntegra.

Não queremos a Banda New Hit! Queremos justiça

Convocamos todas para vigília no dia 20 de fevereiro na Secretária de Segurança Pública, na Praça da Piedade, em Salvador (BA), às 9 horas para o ato de protesto sobre julgamento da Banda New Hit.

A UBM (União Brasileira de Mulheres) pede Justiça ao crime de estupro por parte dos integrantes da Banda New Hits, ocorrido há 6 meses, contra duas menores no município de Rui Barbosa, no centro norte baiano. Desejamos justiça pela vida de todas as mulheres que lutam e tem seu direito garantido pela Constituição Brasileira. Lugar de estuprador é na cadeia!

Em luta estivemos presente em diversos protestos, junto a outros movimentos de mulheres que chamaram atenção da população em repúdio de práticas violentas contra a dignidade e a vida de muitas mulheres.

Diante da situação percebe-se uma inversão de valores, pois as jovens estupradas do caso New Hit estão sendo constrangidas e ameaçadas. Assim, defendemos que esse caso tenha um veredito justo, não aceitamos que a Bahia e o Brasil retrocedam na luta pelos direitos humanos e das mulheres. Precisa-se de avanços na legislação para torna-la justa e merecedora do respeito de todos os cidadãos que se sinta coagido perante atos desta natureza.

Não podemos deixar de dar nossa contribuição ao caso New Hit, a UBM se solidariza aos outros movimentos de mulheres, a sociedade civil organizada e todas as pessoas que já sofreram perante a injustiça social. A UBM defenderá sempre as mulheres, jovens, crianças e idosas oprimidas, defenderemos os marginalizados sociais e lutaremos até o fim pela justiça!

A UBM segue na luta e na defesa das mulheres.

União Brasileira de Mulheres (UBM)