Cerca de 55 mil venezuelanos já receberam tratamento em Cuba

O convênio Cuba-Venezuela permite que qualquer cidadão venezuelano que padeça de uma doença crônica, de difícil cuidado e risco, pode ser levado para Havana, Cuba, para receber tratamento médico gratuito que pode ser desde uma delicada intervenção cirúrgica até meses em seções de reabilitação.

Médicos cubanos - AVN

Aproximadamente 55 mil venezuelanos foram atendidos e fizeram cirurgias em Cuba, como informou nesta terça-feira (19) o coordenador do convênio, Jhonny Ramos, em entrevista ao canal VTV.

O convênio começou no ano 2000 quando os presidentes Hugo Chávez e Fidel Castro (então presidente cubano). O mandatário venezuelano compõe as cifras, já que foi operado e fez todo o tratamento para combater um câncer na região pélvica, na ilha caribenha.

“Não vemos preferências políticas. Trata-se de seres humanos que requerem atenção especial e a revolução faz todo seu esforço para salvar as vidas dos pacientes que recorrem ao convênio para ajuda médica”, explicou Ramos.

Os pedidos recebidos são analisados por um grupo de médicos cubanos que selecionam os pacientes de acordo com a doença e o perigo da mesma.

O convênio Cuba-Venezuela trabalha em conjunto com o Ministério de Saúde quanto à atenção dos pacientes dentro do país, que mesmo com patologias graves, podem ser tratadas na Venezuela

Da Redação do Vermelho
Com AVN