Lula Morais defende barragens subterrâneas para combater a seca

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) participou, na manhã da última segunda-feira (18/02), do debate sobre as ações de combate dos efeitos da seca no Ceará, realizado pela Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa, em parceria com o Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto). A discussão aconteceu no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa.

O parlamentar defendeu a criação de um programa, por parte do Governo do Estado, para o incentivo da construção de barragens subterrâneas que, segundo o deputado, são de baixo custo e eficazes. “Precisamos olhar para as coisas pequenas, mas efetivas”, salientou. De acordo com ele, o Ceará já possui 13% de seu território com grau avançado de desertificação e o combate a esse tipo de fenômeno é necessário e urgente.

O parlamentar citou a matéria publicada no Jornal Diário do Nordeste “Barragens subterrâneas garantem água em Canindé”, publicada no dia 31 de janeiro deste ano, que mostra como uma ação simples pode mudar a realidade do homem do campo. “Mesmo com a seca, um criador de gado descobriu uma forma de conviver com a estiagem prolongada. Higino Luis Barros de Mesquita, proprietário da Fazenda Riacho do Facão, localizada no povoado de Santa Clara, a 24 quilômetros da sede de Canindé, tem criação bovina que é considerada modelo na região. Ele adotou tecnologias de convivência com o semiárido, como a barragem subterrânea e o cultivo de plantas nativas da região que servem para a nutrição animal”, destaca a matéria.

Lula Morais é autor da Lei 14.198/08, que institui a Política Estadual de Combate e Prevenção à Desertificação e apresentou emenda à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2011 que busca garantir recursos para a aplicação dessa política.

Fonte: Assessoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB)