ADURN-Sindicato discute nova Carreira no II Seminário do EBTT

 

Com o objetivo de esclarecer os docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) ligados à Universidade Federal sobre os procedimentos a serem adotados para garantia dos direitos adquiridos com a Lei 12.772, de dezembro de 2012, bem como orientar sobre as regras para obtenção do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), o ADURN-Sindicato promoverá o II Seminário do EBTT.

O Encontro, que acontece no próximo dia 15 de março, pretende reunir os 181 professores das cinco unidades do EBTT na UFRN (Escola de Jundiaí, Escola de Música, Escola de Enfermagem, Unidade de Educação Infantil e Núcleo de Educação Infantil), além dos docentes aposentados, e contará com duas palestras do professor Nilton Brandão, diretor de Assuntos Educacionais do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do PROIFES-Federação.

Durante a manhã, será debatido ‘Os desafios da nova carreira para os professores do EBTT’. A segunda parte do seminário acontece à tarde, com o tema ‘Análise e orientações sobre as diretrizes gerais e regras específicas para o RSC’.

Para a professora do NEI e diretora de Assuntos do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do ADURN-Sindicato, Gilka Pimentel, “o encontro se apresenta como um momento importante para analisar e debater melhor as mudanças na Carreira, os novos critérios para progressão e promoção garantidas na Lei, bem como as diretrizes gerais que serão apontadas pelo MEC para obtenção do reconhecimento dos saberes e Competências, de forma que contemple a diversidade do trabalho dos professores do EBTT”.

A expectativa, segundo a dirigente, é de que o MEC providencie a publicação de ambas as Portarias até o dia 1º de março, data em que entram em vigor as Carreiras reestruturadas. “O prazo é curto, pois se espera que não seja criado nenhum obstáculo à progressão ou promoção de nenhum professor na Carreira”, ressalta a professora Gilka.

De acordo com os artigos 12 e 14 da Lei 12.772/2012, o Ato do Ministro da Educação determinará as diretrizes gerais de progressão que serão, em última instância, definidas em seus parâmetros específicos pelos Conselhos Superiores das IFEs, no exercício de sua autonomia.

Histórico

O primeiro Seminário aconteceu em dezembro de 2009 e reuniu professores de vários estados para discutir a concepção da carreira do EBTT. O evento realizado no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância (Nepi), anexo do Núcleo de Educação Infantil (NEI), debateu os desafios da regulamentação e implementação da carreira.

De Natal, Jana Sá