CTB-BA integra ato por rigor em casos de violência contra mulher 

Nesta quarta-feira (20), a CTB Bahia, a União Brasileira de Mulheres (UBM), Unegro e União da Juventude Socialista (UJS) e outras entidades dos movimentos sociais farão um protesto em frente a sede da Polícia Civil da Bahia, para cobrar rigor na punição dos integrantes da banda de pagode New Hit, acusados de estupro coletivo contra duas menores, no município de Ruy Barbosa, há seis meses.  

O ato servirá, além de exigir justiça, cobra ações efetivas do governo estadual no combate à violência contra a mulher.


Leia mais:

Alice Portugal: crime da Banda New Hit é “indefensável”

Dianto do exposto, a Secretaria da Mulher Trabalhadora da CTB-BA divulgou nota de repúdio à atitude covarde dos músicos que tentam se defender alegando sexo consensual, mesmo tendo o laudo da polícia técnica detectado se tratar de estupro, sendo uma das menores virgem à época e tendo sido encontrado sêmen de nove homens na roupa em que elas usavam.

Na nota a Central se solidariza com as vítimas e seus familiares denunciando que o crime, considerado hediondo, “além da violência física e do atentado moral, significou o afastamento da cidade onde elas moravam, ameaças diversas e privação do convívio social”. A CTB-BA afirma ainda que “toda mulher tem direito a uma vida livre de violência e, portanto, nada justificaria a atitude covarde e cruel dos acusados”.

A nota lembra que “em pleno século XXI e diante dos avanços alcançados no Brasil com instrumentos como a Lei Maria da Penha, é inadmissível o uso da agressão física para controle da liberdade do corpo e da sexualidade feminina”. Por fim, diz confiar na justiça e esperar punição exemplar, além de convocar a militância para o debate. “A pressão popular e política do movimento social organizado cumpre neste momento um papel fundamental na luta por uma sociedade mais justa, que passa necessariamente pela eliminação da violência contra a mulher”. 

Fonte: Portal da CTB