XII Congresso da FAMERJ acontecerá no dia 3 de março

 No dia 3 de março acontecerá o XII Congresso da Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro (FAMERJ).

FAMERJ

 
O Congresso acontecerá no SindPetro, na Avenida Passos, 34, no Centro da capital. A FAMERJ passou por um período turbulento, quando, desde 2009, ficou sem diretoria; fato que deixou inúmeras Federações Municipais e Associações de Moradores desamparadas. Tendo em vista esse grande problema que assolou a FAMERJ, os membros da entidade elegeram, no dia 12 de dezembro do ano passado, uma diretoria provisória responsável pela organização deste Congresso de reestruturação.

As eleições de delegados nas plenárias municipais já estão acontecendo pelo estado e o prazo final dessas mobilizações eletivas vai até o dia 24 de fevereiro.

Paulo César de Oliveira (PC), diretor da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), falou sobre a importância deste XII Congresso, que luta pela reconstrução da entidade:

“A importância se dá no sentido de resgatar essa entidade histórica na luta pelo processo de redemocratização do país, essa entidade que organiza a luta urbana no Rio de Janeiro e tem uma importância política muito grande. Estamos em um momento de reestruturação do movimento comunitário através desse congresso de reestruturação da FAMERJ. Esse Congresso que irá eleger uma diretoria plural, capaz de dar curso às lutas políticas no estado”, salientou Paulo César.

PC ainda comentou sobre a preparação que está sendo realizada para o Congresso:

‘’A nossa preparação para o Congresso, está com uma grande mobilização e pode atingir entre 800 e 1200 delegados, e concentra a capilaridade dessa unidade pelo estado, a entidade tem 44 municípios associados, e a nova diretoria terá representação de todos os municípios, que já realizam suas plenárias de eleição de delegados. Portanto, é essa mobilização de plenárias municipais que vai dar o salto político de fortalecimento da entidade”, finalizou o líder comunitário.