EUA desejam negociar com a Rússia redução de arsenais nucleares

De acordo com uma declaração da subsecretária de Estado norte-americano para o Controle de Armas e Segurança Internacional, Rose Gottemoeller, os Estados Unidos querem começar a negociar com a Rússia a redução de todos os seus arsenais nucleares, incluindo os de uso tático.

Ela afirmou que Washington "já deixou claro seu compromisso com a meta da redução gradual de todos os arsenais nucleares e, em particular, com o trabalho sobre novos acordos com Moscou para reduzir todos os tipos de armas, incluindo as estratégicas, não-estratégicas, as implantadas e as não implantadas”.

Gottemoeller acrescentou que, para alcançar este fim, a Casa Branca mantêm um diálogo com o Kremlin para garantir a transparência e a segurança entre os dois Estados e ressaltou que, de acordo com Washington, os dois países devem reduzir seus arsenais nucleares de forma bilateral.

Os Estados Unidos têm atualmente 1.700 ogivas nucleares. Sob o novo Tratado START, as partes concordaram em reduzir seus arsenais para 1.550 ogivas e 800 veículos correspondentes. Por outro lado, as duas potências mantêm em segredo o número exato de suas armas nucleares táticas, que possuem pequeno poder explosivo e são destinadas a alvos específicos, como tropas, agrupamentos de blindados, bases militares, grupos de navios ou porta-aviões.

Fonte: Diário da Rússia