Lídice protesta contra adiamento do julgamento de estupro

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), em pronunciamento nesta quarta-feira (20), lamentou a decisão da juíza criminal da comarca de Ruy Barbosa (Bahia) que adiou o julgamento de nove integrantes do grupo musical New Hit, acusados de estupro coletivo de duas adolescentes em agosto de 2012. A senadora considerou estranho que o julgamento, marcado para esta terça-feira (19), tenha sido adiado para setembro sob a alegação de que duas testemunhas de defesa não teriam sido encontradas.

“Não posso achar normal que se dê sete meses para que a defesa apresente duas testemunhas que considera tão importante num processo que se iniciou em agosto do ano passado”, protestou. Lídice assinalou que, com o adiamento do julgamento, os nove acusados permanecerão em liberdade, "fazendo shows como se nada tivesse acontecido".

Segundo a acusação, em 26 de agosto de 2012, depois de uma apresentação em Ruy Barbosa, os integrantes da banda aprisionaram duas fãs em um ônibus e as estupraram coletivamente.

Ela ainda manifestou sua indignação com o empresário da New Hit, que teria afirmado que a ação criminal ajudou a tornar a banda conhecida nacionalmente. “Isto é um cinismo, é uma desconsideração com a sociedade, com a dor daquelas meninas, dos seus familiares e da sociedade brasileira”, disse a senadora.

Lídice frisou que o caso tem sido acompanhado pelos movimentos de mulheres e de direitos humanos. E disse ainda que as mulheres têm avançado na conquista de espaço na sociedade, e que ninguém mais pode ser conivente com tal situação de "comportamento animal".

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado