Audiência pública debate segurança nas agências bancárias

O aumento das ações criminosas nas agências bancárias foi o foco da discussão na audiência pública realizada que discutiu a segurança bancária no Ceará, realizada nesta sexta-feira (22/02). O debate, solicitado pelo deputado estadual Lula Morais (PCdoB), também comemorou os 80 anos do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE).

O deputado comunista destacou a relevância do Sindicato dos Bancários que tem uma bonita história de luta pelo direito à democracia, atuando durante duas ditaduras na Era de Getúlio Vargas e no Golpe de 64. “A história desta entidade, que já foi alvo de duras perseguições, se confunde com história do Brasil”, disse.

Ele também demonstrou preocupação com o crescimento de 60% nas ações criminosas relacionadas aos bancos. “É fundamental debater sobre essa questão da violência e garantir o cumprimento do Estatuto Municipal da Segurança Bancária, que foi aprovado pela Câmara Municipal de Fortaleza em 2012. “O que devemos agora é ampliar esta legislação para os demais municípios”, defendeu.

Lula Morais citou duas leis de sua autoria, quando vereador de Fortaleza para prevenir esse tipo de violência. A primeira determina que os estabelecimentos que prestam serviços similares aos bancários tenham locais apropriados, evitando que os usuários fiquem expostos ao sol, à chuva e principalmente aos assaltos relâmpagos. A outra obriga a instalação dos caixas de autoatendimento bancário em locais com segurança 24 horas.

O presidente do Sindicato dos Bancários, Carlos Eduardo Bezerra, defendeu maior investimento das instituições financeiras em segurança. “Os seis maiores bancos do Brasil lucram acima de 50 bilhões de reais por ano os e têm condições de investir em segurança”, afirmou. Ele considera a Lei 9910/12 do Estatuto de Segurança Bancária uma vitória para negociar com os bancos que já deveriam ter feitos a adequação e não fizeram. “Os bancos não têm cumprido essa lei”, reclamou.

Para o promotor de justiça, Antonio Calos Azevedo, o Ministério Público tem a função de exigir os cumprimentos das Leis. Os fornecedores de serviço têm a obrigação de oferecer serviços de qualidade e seguro. Ele sugeriu a instalação de postos da guarda municipal próximos as principais agencias, com o controle que está acontecendo em tempo real.

O coordenador geral do Procon Municipal de Fortaleza, George Valentim, disse que o Estatuto da Segurança Bancária suscita grandes desafios. “É um bom momento para propor essa legislação para as outras cidades do interior, pois foi reconhecido a competência do município para gerir sobre esta questão. Agora ficamos mais a vontade para fiscalizar o cumprimento deste estatuto desta Lei”, ressaltou.

Mais homenagens

Os 80 anos de atividade do Sindicato dos Bancários do Ceará também foram comemorados na Câmara Municipal de Fortaleza, com a realização de sessão solene na última sexta-feira, 22. A proposição foi do vereador Evaldo Lima (PCdoB). O requerimento foi reforçado pelo apoio dos vereadores Acrísio Sena (PT), Deodato Ramalho (PT) e Márcio Cruz (PR), coautores.

Evaldo Lima ressaltou a honra de homenagear a entidade que tem papel importante na luta pelos direitos civis no Brasil. “Na sua trajetória, mostra que é um sindicato de força e superação. O sindicato continua sendo vigilante na garantia do estado democrático de direito, sempre na vanguarda das conquistas dos trabalhadores”, destacou.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Marques, agradeceu a homenagem em nome dos bancários, evidenciando a trajetória da categoria nesses 80 anos. “Os bancários entenderam a necessidade da organização para superar as dificuldades”, atentou Carlos Eduardo.

O sindicalista retratou as conquista dos bancários destacando a luta pela jornada de trabalho diferenciada em 1934 e a greve de 60 dias por melhores condições de salários em 1951, além da criação do Estatuto Municipal de Segurança Bancária. “Em nome dos sonhos é que vamos continuar lutando para perpetuar os direitos dos trabalhadores. Viva ao Sindicato dos Bancários, viva ao trabalhador brasileiro”.

A solenidade, presidida pelo vereador Elpídio Nogueira (PSB), foi prestigiada pelos deputados federais Artur Bruno (PT), Chico Lopes (PCdoB) e João Ananias (PCdoB); Will Pereira vice-presidente da CUT; Clécio Morse, secretário intersindical da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB); Ribamar Pacheco, diretor de administração da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste.

Fonte: Agência de Notícias da AL / Câmara Municipal de Fortaleza
 

Leia também:
Chico Lopes exalta 80 anos do Sindicato dos Bancários do Ceará