UE anuncia ajuda a Gaza e pede fim do bloqueio israelense 

A União Europeia (UE), uma vez mais, exigiu nesta terça-feira (26) ao governo de Israel que abra as passagens da fronteira com a Faixa de Gaza, fechadas em junho de 2007. A exigência da UE deu-se depois de uma delegação de diplomatas europeus ter visitado a região. 

“A UE continua pedindo a abertura imediata, sustentada e incondicional das passagens para o fluxo de ajuda humanitária, bens comerciais e pessoas, desde e para a Faixa de Gaza”, destacou um comunicado emitido pelo escritório da organização em Ramallah, na Cisjordânia. 

Mais de vinte chefes de missão das embaixadas europeias mantiveram reuniões na sitiada Faixa de Gaza com os delegados da sociedade civil e de organizações internacionais, com o objetivo de averiguar a situação atual da zona.

Os diplomatas levaram a cabo uma visita ao posto fronteiriço de Kerem Shalom, considerado a única passagem comercial, fechado pelo governo israelense, o que impede o recebimento de mercadorias essenciais pelos palestinos.

Assim mesmo, o grupo supervisionou um projeto de construção de casas para refugiados perto de Rafah, no sul de Gaza. “A UE está comprometida a facilitar o desenvolvimento social e econômico da Faixa de Gaza e pede esforços de reconciliação, como um importante elemento para a viabilidade de um ‘futuro’ Estado palestino com base na solução de dois Estados”, agregou o comunicado.

Desde 2007, Gaza vive sob um bloqueio imposto pelo governo israelense pouco depois da sua retirada militar, em 2006, e 1,7 milhões de palestinos vivem bloqueados, sem acesso a suprimentos básicos e em constante violação dos direitos humanos. A falta de trabalho, de acesso ao atendimento médico, à água, às condições decentes de moradia, à educação, à iberdade de movimentação e a falta de perspectivas sobre um processo de paz são parte do cotidiano.

Ainda, o anúncio europeu de ajuda na construção de habitações levanta questões estruturais sobre o conflito, a ocupação e o bloqueio israelense, cujas consequências são extremadas durante frequentes ataques aéreos que destroem residências e outras infraestruturas sistematicamente, o que torna qualquer “ajuda para o desenvolvimento” insustentável.

A Missão da União Europeia para Assistência na Fronteira no posto de Rafah (EUBAM Rafah, em inglês)  foi lançada em 24 de novembro de 2005 para monitorar as operações nos pontos de travessia da fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza.

Com HispanTV
Da Redação do Vermelho