Comissão da Verdade investigará desaparecidos durante Caracaço

A Venezuela comemora nesta quarta-feira (27), os 24 anos do chamado “Caracaço”, uma explosão social motivada pela aplicação de drásticas medidas econômicas neoliberais durante o governo de Carlos Andrés Pérez, que foi reprimida pelas forças de segurança com mais de três mil mortos. O Caracaço deu início à gestação do movimento encabeçado por Hugo Chávez que conseguiu levar adiante a Revolução Bolivariana.

Caracaço - TeleSUR

Para celebrar a data, milhares de venezuelanos realizaram uma marcha popular por diferentes avenidas da cidade de Caracas. A Assembleia Nacional aproveitou a oportunidade para juramentar a Comissão da Verdade que se encarregará de determinar responsabilidades nos crimes de lesa-humanidade perpetrados durante fevereiro e março de 1989.

A comissão será formada por 19 membros: 10 deles da frente de familiares e amigos de assassinados, desaparecidos, torturados por razões políticas durante este período, e os nove restante serão dos Poderes Públicos.

“Com a lei para punir e investigar os crimes de desaparecimento, torturas e outras violações dos direitos humanos cometidos no período, o país estará pagando a dívida herdada da Quarta República”, afirmou a deputada do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Marelis Pérez.

Com TeleSur