Conselho Político da Alba reúne-se nesta quinta-feira 

O Conselho Político da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) se reunirá nesta quinta-feira (28), em Caracas, capital da Venezuela, para tratar de diversos temas referentes à região e à própria organização. 

alba - Alba

O encontro definirá a posição do bloco ante a situação no Paraguai, já que as eleições presidenciais ocorrerão em abril naquele país, depois do golpe contra o presidente Fernando Lugo, em junho de 2012. 

Mesmo assim, o encontro tem numerosos motivos para celebrar, entre eles a reeleição do presidente do Equador, Rafael Correa, e a ratificação de Raúl Castro como presidente do Conselho de Estado da República de Cuba.

Somado a isso, o Conselho avaliará a política das transnacionais contra o Estado equatoriano, em específico o caso da companhia Chevron, que pretende eludir o pagamento de uma indenização milionária mediante argúcias judiciais internacionais.

Leia mais:
Correa: Decisão da ONU sobre Chevron pode remeter ao colonialismo

Também na reunião se expressará o respaldo ao povo venezuelano, à estabilidade política do país e ao presidente Hugo Chávez, que está em processo de recuperação da saúde depois da operação pela qual passou em dezembro passado.

O Conselho político da Alba também revisará um conjunto de assuntos internos sobre seu funcionamento e organização.

São membros do bloco os países: Antígua e Barbuda, Estado Plurinacional da Bolívia, República de Cuba, Comunidade da Dominica, República do Equador, República da Nicarágua, São Vicente e Granadinas e a República Bolivariana da Venezuela.

Com Prensa Latina