Povo venezuelano aprova Chávez e votaria em Maduro à sucessão

Se novas eleições presidenciais fossem convocadas na Venezuela, o vice-presidente do país, Nicolás Maduro, indicado por Hugo Chávez como seu sucessor, obteria 50% dos votos, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (26). 

Vice-presidente venezuelano Nicolás Maduro - Agência Efe

Segundo o estudo, o governador de Miranda, Henrique Capriles, derrotado pelo presidente venezuelano nas últimas eleições, realizadas em outubro do ano passado, seria a opção de 36% dos eleitores venezuelanos. Em um eventual pleito, porém, não há certeza de que Capriles seja novamente o candidato da coalizão opositora MUD (Mesa da Unidade Democrática).

Realizada entre os dias 16 e 23 de fevereiro pelo instituto de pesquisa Hinterlaces, a sondagem aponta ainda que 52% dos venezuelanos consideram que o mais conveniente para o país é que o próximo presidente seja chavista, no caso de que o Hugo Chávez não possa continuar exercendo suas funções.

O presidente venezuelano regressou à Venezuela na semana passada, após mais de dois meses de tratamento contra um câncer em Havana, capital cubana. Atualmente internado no Hospital Militar Dr. Carlos Arvelo, em Caracas, o mandatário se reuniu com ministros e “esteve muito enérgico, com muito ânimo, força e vitalidade”, segundo Maduro.

Ainda de acordo com o estudo divulgado pela Hinterlaces, 65% dos venezuelanos qualificam a gestão de Chávez como positiva. Já os índices relacionados ao desempenho do vice-presidente mostram uma brecha menor, mas ainda expressiva, quando comparados aos do mandatário: 57% veem como positivo, contra 38% que o avaliam de “regular a ruim” e “ruim a muito ruim”.

O trabalho da oposição é visto negativamente por 56% dos venezuelanos, enquanto é visto como positivo para 29% dos entrevistados. Segundo Óscar Schemel, presidente da Hinterlaces, o estudo abrangeu de 900 a 1200 entrevistas, com pessoas em todo o país, e permite uma margem de erro de três pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Fonte: Opera Mundi