Alice Portugal destaca retomada das discussões sobre ferrovias

 A Frente Parlamentar das Ferrovias retomou as atividades na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (27). Na primeira reunião de 2013, os deputados deliberaram sobre o cronograma de atividades, além de realizar uma exposição sobre a atual situação de programas e projetos da área ferroviária.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que participou da reunião, afirmou que “Ferrovia Oeste Leste (Fiol) é estratégica para o país e mudará o perfil econômico do estado da Bahia”. Na oportunidade a deputada parabenizou a iniciativa da frente de realizar seminários regionais sobre a importância das ferrovias para o desenvolvimento do Brasil.

De acordo com o presidente da frente, deputado Pedro Uczai (PT-SC), o ano é de grandes expectativas. “Vamos trabalhar muito para tirar projetos ferroviários parados do papel. A frente quer fazer das ferrovias um instrumento de desenvolvimento social e econômico”, afirmou.

Segundo ele ainda, “a expectativa é que o Brasil retome as ferrovias, com novos projetos ou modernizando os antigos, mas buscando fazer delas o desenvolvimento e o futuro do País, sabendo que a ferrovia é um meio de transporte mais barato, mais seguro, ambientalmente sustentável, que mantém as nossas agroindústrias nas regiões e atrai novos investimentos.”

Na reunião os parlamentares avaliaram como positiva a publicação do livro “Ferrovias e Desenvolvimento – Esse é o caminho”, no ano de 2012 e definiram a publicação de um segundo volume.

A publicação apresenta ideias originadas a partir de aprofundamentos e debates realizados pela Frente Parlamentar das Ferrovias e traz uma série de artigos que mostram uma perspectiva sobre os benefícios e resultados que um projeto estratégico de malha ferroviária, aliando aos demais modais de transporte, pode representar para o desenvolvimento do Brasil.

Da Redação em Brasília
Com agências