Orlando realiza plenária e promete dar marca popular ao mandato

O vereador do PCdoB, Orlando Silva, realiza neste sábado (2), a partir das 9h30, na Câmara Municipal de São Paulo, uma plenária pública com representantes de diversos segmentos e regiões da capital. Em entrevista ao Portal Vermelho, o vereador comunista explica que o objetivo é ouvir as demandas da população e construir um mandato participativo.

Por Mariana Viel, da Redação do Vermelho

“Pretendemos dar uma marca popular ao mandato e queremos realizar periodicamente plenárias com a militância do Partido, representantes de entidades, movimentos sociais e lideranças para debater os desafios da cidade de São Paulo e identificar as demandas das comunidades que representamos. Nosso objetivo é que o mandato possa ser um instrumento para melhorar a cidade. A plenária funciona como uma espécie de audiência pública que vai fixar as principais pautas que deveremos intervir”, afirma.

Além das contribuições advindas de plenárias e reuniões com moradores de diversas regiões da capital, Orlando ressalta que durante a campanha de 2012 foram firmados temas que devem nortear sua atuação parlamentar nos próximos quatro anos.

Nesta agenda de prioridades está a questão da educação – particularmente a ampliação de vagas em creches; a viabilização de melhorias na área esportiva – infraestrutura e acesso a programas esportivos; o estímulo às variadas manifestações culturais da cidade – especialmente na periferia da capital; e o acesso à moradia. “São Paulo hoje tem um déficit enorme de moradia e o prefeito Fernando Haddad já se comprometeu em construir 55 mil casas ao longo de seu mandato. Mas os movimentos de moradia exigem mais e temos participado de mobilizações e já realizamos audiências com o secretário de Habitação [José Floriano de Azevedo Marques Neto] porque o tema da moradia é um item importante da nossa agenda de trabalho.”

O vereador diz que os primeiros dois meses de trabalho na Câmara paulistana foram de muito aprendizado. “Sinto uma expectativa muito grande de vários segmentos da sociedade paulistana – do PCdoB e dos movimentos sociais – que têm nos procurado permanentemente no gabinete para colocar suas reivindicações. Esse é o papel de um mandato comunista. Queremos dar uma marca popular ao nosso mandato, sendo um interlocutor permanente da cidade.”

PCdoB

Eleito recentemente como novo presidente do PCdoB no estado de São Paulo, Orlando afirma que a tarefa partidária aumenta ainda mais sua responsabilidade. “Quando falo, não falo apenas como um representante de determinadas comunidades. Falo também como representante de uma corrente política. Na presença no parlamento nosso esforço é expressar – no plenário e nas comissões – o que ouvimos nas ruas, mas é também fazer um debate político de defesa do projeto que está em curso no Brasil, representado pela presidenta Dilma Rousseff, e São Paulo tem Fernando Haddad como expoente maior. Minha fala não é apenas de um representante da comunidade, mas de um porta-voz de uma corrente política de esquerda que é o PCdoB.”