Sanções contra Irã afetarão todo o Oriente Médio

Um recente informe do International Crisis Group (ICG), uma organização de análises sobre a crise econômica internacional, advertiu que as sanções dos Estados Unidos contra o Irã afetarão negativamente a longo prazo a estabilidade econômica em todo o Oriente Médio.

De acordo com o informe do ICG, com sede em Bruxelas, as sanções lideradas pelos Estados Unidos contra o país persa criaram uma situação muito complexa na região e, portanto, difícil de resolver.O informe agrega que o mercado paralelo e redes de contrabando se converteram em algo próprio da região devido aos efeitos das sanções.O instituto sublinha igualmente que as alegações dos países ocidentais de que as sanções se voltaram contra o governo iraniano são totalmente falsas, já que o povo persa foi o verdadeiro atingido pelos embargos.

Os Estados Unidos, o regime de Israel e alguns de seus aliados acusaram reiteradamente a República Islâmica do Irã de perseguir objetivos não civis em seu programa de energia nuclear. Sob essa falsa alegação, Washington e a União Europeia (UE) impuseram várias rodadas de sanções unilaterais e ilegais contra Teerã. O Irã rechaça a acusação e sustenta que, como signatário do Tratado de Não Proliferação (TNP) e membro da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), tem o direito de desenvolver tecnologia nuclear com fins pacíficos. Teerã advertiu em reiteradas ocasiões sobre a repercussão negativa que as sanções anti-iranianas deixarão na economia mundial.

Hispan TV