Acabou o tempo de obras públicas com nome de políticos

Flávio Dino elogia iniciativas de prefeitos que homenageiam pessoas da comunidade.

Escola Pedro Barba em Matões
“Acabou o tempo em que escolas e obras públicas eram feitas com nome de políticos. Aqui se valoriza a comunidade, a pessoa que vive neste lugar todos os dias.” A frase dita por Flávio Dino marcou o final de semana na região Leste do Maranhão, onde o presidente da Embratur esteve para participar do Encontro Intermunicipal de Esportes no Maranhão e de inauguração de escolas e centros esportivos.

A entrega da primeira escola quilombola do Maranhão no povoado Mandacaru (zona rural de Matões) foi um dos eventos mais festejados do fim de semana. Com o nome de “Pedro Barba”, a escola homenageia um dos maiores líderes comunitários da área, falecido no início de 2012. É proibida por lei (nº 6454/77) a nomeação de espaços públicos com homenagem a pessoas vivas.

A escola possui oito salas de aula climatizadas, uma sala de informática e uma sala de leitura. A estrutura de atenderá 300 alunos do povoado remanescente de quilombos, que hoje possui dois mil habitantes.

Para Flávio Dino, os investimentos corretos em políticas educacionais descentralizadas e de qualidade são os pontos fundamentais de uma administração avançada. “Quando vemos uma estrutura como essa, percebemos que este é um símbolo da preocupação com uma escola, que vai além do prédio. A preocupação primeira que é com alunos, professores, funcionários e pais de alunos, os principais beneficiários das ações de qualquer governo.”

A unidade Pedro Barba é uma das três escolas municipais que atendem à população da área. Funcionando em regime de tempo integral, as crianças que frequentarão a unidade de ensino recém-inaugurada terão direito a aula no período matutino, refeição e atividades extra-curriculares na parte da tarde.

“Tudo isso aqui foi construído com apoio do governo federal e recursos próprios do município. É um trabalho que estamos tendo com a educação de Matões. Temos outras 30 escolas que já funcionam em regime de tempo integral e isso é um orgulho para nossa cidade, para nosso povo, que pode confiar no trabalho realizado com seriedade,” disse Suely Pereira, prefeita de Matões.

Líder da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) ressaltou a importância de obras construídas com esforço conjunto entre município e governo federal. “São parcerias que dão certo, que estão para além do período eleitoral. A prefeitura de Matões é um exemplo para o Maranhão: uma prefeitura que apresenta resultados ano após ano e, mesmo sem o apoio do governo do estado, consegue ser referência para todo o Maranhão,” finalizou.

O deputado Bira do Pindaré elogiou os avanços observados em Matões e em Caxias, cidades visitadas durante o final de semana. “É de se admirar o que os prefeitos que apostam em novas políticas, em uma forma correta de se administrar conseguem fazer por sua população. Governando com responsabilidade e com vistas voltadas para o interesse da população, e não apenas às vésperas da eleição, o Maranhão pode avançar muito além,” analisou o deputado.

Incentivo ao esporte

Na noite de sexta (1º), Flávio Dino participou da inauguração de mais uma quadra poliesportiva na sede de Matões. Dois meses após a reeleição, Suely Pereira entrega obras voltadas para o incentivo à educação e à prática de esporte.

“Ações como essas que temos visto no final de semana demonstram que é possível governar com independência e Suely Pereira orgulha o nosso partido porque mostra compromisso com o povo de sua cidade,” frisou Roberto Rocha (PSB), vice-prefeito de São Luís e presidente da sigla.

Em Caxias, Flávio Dino participou também da inauguração da pista de atletismo Walter Viana do Nascimento. A denominação homenageia um destacado professor de educação física de Caxias, morto em acidente de trânsito em 2009. A dedicatório emocionou aos familiares presentes, entre eles Luzia, viúva de Walter, e os filhos do professor de educação física.

Participaram do evento também o prefeito de Timon, Luciano Leitoa e os ex-deputados Rubens Pereira e Chico Leitoa.

Da Redação Vermelho / Maranhão