Colombianos participam de Constituintes pela Paz    

Centenas de camponeses, trabalhadores e ativistas de organizações sociais participarão nesta segunda-feira (4) na cidade de Santander, norte da Colômbia, de uma Assembleia Constituinte, para buscar contribuir com os diálogos de paz.

Constituintes pela paz - Brasil de Fato

O encontro, presidido pelo Comitê Constituinte pela Terra, a Vida Digna e a Paz, do município de Bolívar, terá como eixo central um fórum ambiental. 


Leia também:
Líder das Farc resgata história da luta pela paz na Colômbia


Segundo os organizadores, os participantes discutirão a situação atual e tendências do conflito armado que o país enfrenta a partir de seu impacto ambiental e repercussão na política, economia e sociedade.

A iniciativa é baseada num encontro de comunidades camponesas, indígenas e afrodescendentes pela terra e pela paz, ocorrido um ano antes da aproximação entre governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP).

Seus gestores propõem dar voz para os diversos setores civis que pedem maior participação na mesa de diálogos de paz , que ocorre em Cuba desde novembro de 2012.

Serão realizadas mais de cem assembleias constituintes  nos 32 estados do país com a intenção de acumular experiência política da sociedade civil a partir de discussões sobre possíveis soluções para os conflitos sociais e armado na Colômbia.

Veja o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz 

Com Prensa Latina