Brasil sedia iniciativa mundial de combate à pobreza

O Brasil vai sediar a Iniciativa de Conhecimento e Inovação para a Redução da Pobreza, um banco de experiências acumuladas para permitir o estudo e a replicação internacional de políticas públicas e tecnologias sociais bem-sucedidas. O projeto foi lançado em Brasília nesta terça-feira (5).

A iniciativa faz parte de um esforço global do Banco Mundial e de países parceiros para produzir e compartilhar conhecimento sobre a implementação efetiva de políticas públicas, frequentemente definida por Jim Yong Kim como a “ciência da entrega”.

O presidente do Banco Mundial argumenta que empresas de alto desempenho se destacam pela forma como atendem às expectativas de seus clientes ao entregar bens e serviços, mas essa capacidade também é crucial para o setor público, como parte de seu contrato social com os cidadãos.

Segundo o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, " esse projeto é uma oportunidade para ampliar nossa articulação com outros países e também estados e cidades, trocar o conhecimento prático produzido entre instituições públicas, multilaterais, da sociedade civil e com pessoas".

Ele avalia que “à medida que cresce o interesse do mundo sobre as políticas de combate à desigualdade e à pobreza desenvolvidas no Brasil, se consolida o reconhecimento internacional do Ipea como centro de referência para pensar, articular, avaliar e formular propostas nessa área”, acrescentando que o Ipea não para de ser procurado por instituições de pesquisa e governos estrangeiros interessados em conhecê-las.

O acordo da Iniciativa de Conhecimento e Inovação para a Redução da Pobreza foi assinado pelo presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim; pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello; pelo diretor do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (IPC-Pnud), Jorge Chediek, e pelo presidente do Ipea.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ipea