Professores de Salvador rejeitam o Programa Alfa e Beto

Dia da Devolução. Assim foi apelidada pelos professores da rede municipal de ensino a próxima quinta-feira (07/03), quando, através da APLB Sindicato, vão devolver à Secretaria da Educação de Salvador todos os kits do Programa Alfa e Beto, distribuídos nas escolas este ano como material didático. A decisão foi tomada em assembleia, realizada nesta terça (05/03). O encontro estava previsto para o dia 14, mas foi antecipado, por conta da negociação com o Executivo, ocorrida na segunda (04/03).

Por conta disso, a pauta dos professores foi intensa. A diretoria da APLB apresentou à categoria o resultado do acordo firmada na reunião desta segunda-feira, considerado positivo. Pelo acordado, a prefeitura não vai mais ampliar a carga horária dos docentes, muito menos alterar o horário de trabalho. O que foi rejeitado de imediato na assembleia anterior, que culminou na paralisação de 48h, no final de fevereiro, logo após o começo do ano letivo.

Ainda ficou definido na discussão com a Secretaria da Educação, que um plano de qualificação da rede vai ser construído conjuntamente entre o órgão e a categoria, por intermédio do Sindicato. Na previsão, formação de professores, andamento de projetos esquecidos. De acordo com a diretora da APLB, Elza Melo, serão retomados os debates acerca do plano de carreira. “Queremos o aperfeiçoamento”, acrescenta.

Apesar dos avanços, os trabalhadores reforçaram o estado de mobilização, iniciado em 20 de fevereiro, principalmente com a proximidade da campanha salarial, que começa em maio, mês da data-base da categoria. Até lá, as aulas continuam normalmente, segundo Elza Melo.

De Salvador,
Maiana Brito