Varejo de SP bate marca de 1 milhão de trabalhadores contratados

O comércio varejista da região metropolitana de São Paulo atingiu a marca de 1.007.107 trabalhadores formais em dezembro do ano passado. Foi a primeira vez que o resultado foi alcançado desde que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) começou a fazer o levantamento, em 2008, tendo como base o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego.

O número mostra crescimento de 2,6% em relação a dezembro de 2011. Para a federação, a marca foi alcançada por causa da expansão do crédito e da renda, da manutenção das taxas de juros, do alongamento dos prazos de financiamento e da desoneração da folha de pagamento, tanto do comércio quanto da indústria.

Os segmentos que mais contrataram trabalhadores foram o de supermercados (que absorveu 10.137 funcionários em 2012), lojas de vestuário, tecidos e calçados (3.552 trabalhadores) e farmácias e perfumarias (2.730 empregados). Segundo a FecomercioSP, todos os setores varejistas acusaram redução no número de demissões em 2012, principalmente o de autopeças e acessórios (queda de 13,6%) e lojas de departamentos (-13,1%).

Fonte: Agência Brasil