Livro “Nos Acordes do Jazz & Blues” será lançado em Fortaleza

O livro, produzido pela Via de Comunicação, com texto e edição de Dalwton Moura, fotos de Chico Gadelha e projeto gráfico de Caio Castelo, será lançado na próxima quinta-feira, 14/3, às 19h, no espaço em frente ao Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com direito a "jam-session" comandada pelo guitarrista e violonista Cainã Cavalcante. A obra conta a história do Festival que transformou o Carnaval serrano do Ceará e se tornou um dos maiores eventos do gênero no País.

Há 13 anos a cena musical cearense vivenciou o início de uma nova realidade. O mercado se abria para sons até então restritos a um público bem específico, frequentador de poucas casas noturnas da capital. O jazz e o blues estavam longe de serem os gêneros mais ouvidos no Estado – como ainda não são – mas, de lá para cá, alcançaram uma visibilidade considerável, caindo nas graças de um público numeroso, beneficiando principalmente os personagens principais desta cena: os instrumentistas destes e de ritmos afins.

O Festival Jazz & Blues, concebido e organizado pela Via de Comunicação e Cultura, é reconhecido como a mola mestra dessa nova realidade musical no Ceará, ao nadar contra a corrente em 2000, levando à cidade de Guaramiranga músicos locais e nacionais com seus instrumentos a tiracolo, para tocar jazz e blues nos quatro dias de Carnaval. Como toda festa momina que se preze, a “ressaca” também estava no contexto e, a partir de 2002, o Festival passou a contar com mais quatro dias de boa música em Fortaleza, depois da quarta-feira de cinzas.

Muitas águas rolaram de 2000 para cá. O Festival cresceu, estendeu-se a vários outros municípios cearenses com um importante trabalho de formação que começa bem antes do Carnaval. O evento se notabilizou e é hoje considerado um dos maiores do gênero realizado no País. Nomes ilustres da música, como César Camargo Mariano, Paquito D’Rivera, Stanley Jordan, Scott Henderson, Toots Thielemans, Ivan Lins, Manassés de Souza e uma infinidade de grandes artistas estão na história do Festival Jazz & Blues, que agora é contada no livro "Nos Acordes do Jazz & Blues – Memórias do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga".

O livro será lançado dia 14/3, às 19h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (espaço em frente ao Teatro), em Fortaleza. Com direito a "jam-session" comandada pelo violonista e guitarrista Cainã Cavalcante, ao lado de Thiago Almeida (teclado), Miqueias dos Santos (baixo) e músicos convidados que participaram do festival, ao longo da trajetória do evento.

Idealizado e coordenado pelas diretoras da Via de Comunicação e Cultura, Maria Amélia Mamede e Rachel Gadelha, o livro contou com a importante participação do jornalista Dalwton Moura, responsável por projeto editorial, pesquisa, texto e edição. O livro cobre toda a história do Festival, desde a sua concepção, revelando o porquê da escolha de Guaramiranga como cidade sede, os impactos econômicos, culturais e sociais ao longo de 13 anos. A obra, viabilizada com apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará e da Coelce, um dos patrocinadores mais assíduos do festival, traz uma completa retrospectiva musical do evento, com detalhes sobre cada um das centenas de shows promovidos ao longo de sua história.

Tudo fartamente ilustrado com imagens colhidas pelo fotógrafo Chico Gadelha, que cobriu todas as edições do festival e agora compartilha com o público a emoção imortalizada em instantes decisivos, na magia de grandes artistas cearenses, brasileiros e internacionais nos palcos do Festival. Fotógrafo há 23 anos, Gadelha começou a carreira no Estúdio Abril (SP) em 1989, e trabalhou na Fundação Casper Líbero, na Folha de São Paulo (freelancer) e no jornal O Povo, como repórter fotográfico. Na área de cinema, fez still dos filmes “A Ostra e O Vento”, de Walter Lima Junior (1996); “Eu Não Conhecia Tururu”, de Florinda Bolkan (1998) e “As Tentações do Irmão Sebastião”, de Zé Araújo (2006). Paralelamente, vem realizando exposições coletivas e individuais, ministrando cursos e colaborando com revistas do eixo Rio-São Paulo. Atualmente atua como freelancer nas área fotojornalística e empresarial.

O livro é apresentado com um design atraente, fruto do projeto gráfico assinado por Caio Castelo. Assim, “Nos Acordes do Jazz & Blues” é um registro minucioso de cada noite do Festival em Guaramiranga e Fortaleza, com detalhes de cada apresentação e informações das atrações, dos protagonistas da música cearense a grandes nomes nacionais e internacionais. Os leitores que já compareceram ao festival poderão fazer um passeio pela memória, revivendo cada apresentação, em texto e imagens. Os que ainda não conhecem o evento serão convidados a um mergulho na história de um festival que reúne ousadia e pioneirismo, qualidade artística e diálogo entre matrizes culturais, excelência em produção cultural e integração com a comunidade, ações de responsabilidade social e ambiental.

Além das atrações de cada ano e de inúmeros depoimentos de protagonistas e espectadores do festival, o livro traz entrevistas com uma atração musical de cada ano. Entre os entrevistados, Hermeto Pascoal, Yamandu Costa, Arismar do Espírito Santo, Nuno Mindelis, Chico Pinheiro, Artur Menezes, Adelson Viana, Jefferson Gonçalves, Moacir Bedê, Samuel Macêdo, da Banda dos Meninos da Casa Grande, entre vários que fazem parte da história do Festival.

O livro retrata o evento, seu conceito, suas realizações e contribuições ao público e à cena cultural cearense, em toda a sua abrangência: do período de produção anterior ao Carnaval, os dias do Festival na serra e o pós-Festival, com o impacto social, econômico e cultural para o Ceará, formação profissional e artística, bastidores, equipe de produção, espectadores e Poder Público.

“O livro fala dessa história, dos encontros possibilitados pelo evento, dos novos negócios surgidos em Guaramiranga, do estímulo à carreira artística de muitos jovens do Interior do Estado, das inspirações, das alegrias, das descobertas e de muito mais coisas que vêm no esteio do festival, com vida própria e desdobramentos pelo Brasil e pelo mundo, para além do nosso olhar”, destaca Maria Amélia Mamede.

“As sementes do festival continuam a dar frutos. Os principais são as mudanças de vida, as novas possibilidades abertas, os sonhos reconhecidos, construídos, alcançados, as reinvenções estéticas e pessoais promovidas sob a influência de um evento em que mestres da cultura tradicional cearense figuram lado a lado com artistas referenciais da música brasileira e grandes nomes internacionais do jazz e do blues”, ressalta Rachel Gadelha. “O livro retrata um pouco dessa história que, temos certeza, ainda está no início”.

“O livro é um mergulho na história do Festival, de modo que as pessoas que foram a uma determinada edição possam revivê-la através dos textos e das imagens, em uma obra que destaca a importância artística do evento e os inúmeros momentos de emoção, nos encontros entre artistas e público, unidos pela música”, enfatiza Dalwton Moura.

"É também um documento informativo e iconográfico da música cearense, tendo em vista a escassez de projetos desse tipo, no formato livro. Através da retrospectiva das 13 edições do festival realizadas até aqui, os leitores podem acompanhar o desenvolvimento de grandes nomes da nossa música, a evolução do nosso cenário musical e seu diálogo com artistas do Brasil e de vários países", complementa.

Serviço

Livro Nos Acordes do Jazz & Blues (2013. 220 págs). Idealização e coordenação: Maria Amélia Mamede e Rachel Gadelha. Produção: Via de Comunicação. Projeto editorial, pesquisa, texto e edição: Dalwton Moura. Fotos: Chico Gadelha. Projeto gráfico: Caio Castelo. Apoio: Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará e Coelce. Apoio ao lançamento em Fortaleza: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Lançamento: quinta-feira, 14 de março, às 19h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (espaço em frente ao Teatro). Entrada franca, com direito a show do guitarrista e violonista Cainã Cavalcante, recebendo para uma "jam-session" grandes instrumentistas cearenses que fizeram a história do festival. Preço do livro: R$ 39,00. Informações/vendas: Via de Comunicação: 3262-7230.

Fonte: Via de Comunicação