Oficina de saúde da mulher favorece autoconhecimento

Nesta terça-feira, a Secretaria de Estado da Mulher realizou mais uma oficina "Saúde da Mulher: Autonomia no Corpo e na Vida".

Desta vez, a atividade aconteceu na sede da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito e reuniu cerca de 20 mulheres associadas. Idealizada pela coordenadora de Saúde da SEM-DF e fisioterapeuta, Rita Polli, a atividade dá luz aos conceitos de empoderamento, saúde e sexualidade, propondo o diálogo com um olhar integral da mulher em suas capacidades física, emocional, mental e espiritual, em permanente interação consigo mesma, com os outros e em seus ambientes de convívio.

Com auxílio de uma reprodução de esqueleto humano em tamanho natural, são pontuadas diferenças do corpo do homem e da mulher, estimulando a reflexão sobre como a sociedade constrói certas formas de discriminação e opressão a partir de referenciais meramente biológicos.

As mulheres são levadas a um momento de reflexão estimulado por perguntas feitas pela palestrante acerca das suas capacidades e limitações. Ela questiona, por exemplo, se o fato de terem nascido mulheres e possuírem, aparentemente, menos força física que os homens pode ser considerada uma justificativa convincente para que os homens exerçam sobre elas o exercício do poder, da dominação. A resposta ouvida é sempre a mesma: não!

A secretária-adjunta da SEM-DF, Valesca Leão, participou do evento e destacou a importância do autoconhecimento das mulheres. Para ela, ter um momento para saber mais sobre o próprio corpo é, também, uma forma de empoderá-las. "Se reconhecer como um ser completo e perceber as suas qualidades são fatores fundamentais para manter a autoestima de uma mulher. E, quando a mulher se sente bem consigo mesmas, ela tem forças para lutar de forma mais aguerrida por seu es paço no mercado de trabalho e na sociedade", avaliou