PCdoB de São Benedito lamenta morte de Francisco Solon

Faleceu em São Benedito, na última segunda-feira (04/03) o senhor Francisco Solon de Sousa, aos 102 anos.

Nascido em 24 de julho de 1910, talvez nosso comunista fosse o mais antigo do Brasil. Francisco Solon viu a revolução comunista de 1917; viu a chamada “Intentona Comunista” de 1935; viu o “Cavaleiro da Esperança” em sua cruzada pela liberdade de nosso povo; viu Fidel chefiar sua Revolução em Cuba, e viu um período muito triste de nossa história como o golpe militar de direita em 1964.

Mas Francisco Solon viu um presidente operário chegar ao poder; viu uma mulher aguerrida presidir o Brasil; viu a vida de nosso povo melhorar e ajudou o primeiro comunista a ser eleito em nosso município.

Faz falta entre nós o bate papo no comércio do camarada Benedito Artur, na Carpintaria do amigo Zé. Seus reisados cotidianos, quase diários, juntamente com seus fieis amigos Bené Artur, José Gomes Sobrinho, Pandeca, João Gomes, Antonio Neves e tantos outros não serão os mesmos com sua ausência. Solon era o mais divertido, com suas tiradas sobre todos os assuntos do nosso dia-a-dia: do futebol à política, além de temas do cotidiano. Em suas histórias não deixava de relatar as angústias, o medo e as perseguições sofridas durante os governos passados até o golpe militar.

Nosso PCdoB ficará desfalcado.

Direção Municipal do PCdoB de São Benedito/CE