Sem categoria

Rádio Vermelho: trabalho infantil e a invisibilidade de 4 milhões

"O trabalhador infantil de hoje vai ser o desempregado de amanhã ou vai ser o subempregado de amanhã", essa é a opinião do vice-presidente da Comissão da Criança e do Adolescente do Conselho Federal da OAB, Ariel de Castro Alves, ao falar sobre a questão do trabalho infantil no Brasil.

Joanne  Mota da Rádio Vermelho, com informações da Radioagência NP

De acordo com dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de crianças envolvidas com trabalho infantil no Brasil é alarmante, somente na faixa etária entre 10 e 17 anos, 3,4 milhões de crianças e adolescentes estavam trabalhando em 2010. Ao todo, estima-se que o trabalho infantil no país atinja mais de 4 milhões de crianças e adolescentes.


Acompanhe também Especial do Vermelho sobre Trabalho Escravo.

Ariel explica que, no Brasil, a questão do trabalho infanto-juvenil é comumente tratada com naturalidade e relacionada à questão de valores.

"É uma questão cultural no sentido de que muitas vezes ele é justificado. E às vezes até justificado por autoridades, pessoas que se dizem especialistas. Inclusive, existe essa aceitação, essa tradição de exploração do trabalho infantil. Muitas pessoas, inclusive adultos bem sucedidos, costumam afirmar que trabalharam enquanto criança e não foram prejudicados em razão disso", explicou.

A Rádio Vermelho retransmite as declarações do vice-presidente da Comissão da Criança e do Adolescente do Conselho Federal da OAB, Ariel de Castro Alves, dadas à Rádioagência NP sobre este tema.

Acompanhe a íntegra das declarações: