Vereadores requerem voto de pesar pela morte de José Freitas

Os parlamentares da bancada do Partido Comunista do Brasil de Passo Fundo, Alex Necker e Renato Tiecher, solicitaram um requerimento para tramitação legal e regimental de um voto de pesar em homenagem ao dirigente estadual do PCdoB Rio Grande do Sul e presidente do partido de Cachoeirinha, José Ourique Freitas.

O documento foi enviado à Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, ao Diretório Estadual do PCdoB, além do Diretório de Cachoeirinha e além dos familiares do militante, a fim de que seja instituído o pedido.

Freitas faleceu aos 70 anos no último sábado (1º) e deixou uma caminhada de muitas realizações junto ao partido. Em sua trajetória, foi membro do Comitê Central e militou durante mais de quatro décadas nas fileiras partidárias.

Ao lado de nomes como o de Raul Carrion, Freitas ajudou na reorganização do PCdoB no Estado, uma de suas ações mais marcantes. Ao lado de Agenor Castoldi, quadro histórico do Partido em Ijuí e no Estado, Freitas também militou, sempre sendo lembrado com muita luta e compreensão com as causas que defendia.

No final da década de 70, já na Anistia, Freitas tornou-se a principal liderança da chamada Oposição Metalúrgica, tendo sido por duas vezes candidato à presidência do Sindicato, membro das Comissões de Salários e dos Comitês de Greve.

Posteriormente, Freitas passou a fazer parte do Comitê Estadual do PCdoB e de seu principal núcleo de direção. Na década de 90, foi presidente estadual do partido e eleito para o Comitê Central. Em 2012, foi homenageado pela Assembleia Legislativa nos 90 anos do PCdoB.

Depoimentos

“Conheci o José Freitas em 1965, portanto há 48 anos, quando ambos militávamos na Ação Popular (AP) e fazíamos parte de sua direção estadual no Rio Grande do Sul. Desde então aprendi a admirá-lo como um camarada intrépido, abnegado, profundamente humano, estudioso e consciente de que 'sem teoria revolucionária não há movimento revolucionário'. Em seus 50 anos de militância, Freitas deixou um exemplo e um legado difíceis de substituir. O PCdoB de hoje seria inimaginável sem homens como ele, que dedicou sua vida às causas do povo, sem temer qualquer dificuldade ou sacrifício. Com enorme sentimento, o PCdoB inclina suas bandeiras de luta em homenagem a José Ouriques de Freitas, militante comunista exemplar, que deixa a vida para entrar na história!”
Raul Carrion, presidente estadual do PCdoB

“Freitas foi um dirigente sensível as causas de seu tempo. Sempre lutou com amor pelo povo. Deixa saudades.”
Manuela D’Ávila, deputada federal

“Tombou Freitas. Não suas ideias. O PCdoB perde um grande dirigente, mas as ideias de Freitas não devem se perder. Devem servir de exemplo para os jovens e trabalhadores que lutam por uma sociedade socialista.”
Assis Melo, presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e deputado federal

“A imagem de Freitas me traz as mais preciosas lembranças de uma vida referência para muitas gerações. Uma vida que me faz lembrar, neste instante, a frase do velho Diógenes Arruda: Ser comunista é uma opção cotidiana. Nosso querido camarada, fez hoje sua passagem e nos deixa um enorme legado que tomara sejamos merecedores de ter aprendido contigo.”
Jussara Cony,
vereadora de Porto Alegre

“Freitas foi um líder metalúrgico do PCdoB, querido por todos pela dedicação, dignidade e calma com que tratava com todos. Um grande dirigente comunista, uma referência enquanto política e como pessoa. Um grande amigo. Um camarada no sentido completo da palavra.”
Adalberto Frasson, presidente do PCdoB de Porto Alegre

“José Freitas foi um amigo e um camarada exemplar, que nos deixa um legado de exemplo de cidadão, que lutou sempre por dias melhores para o povo brasileiro.”
Abgail Pereira, dirigente do PCdoB e secretária do Turismo do RS

“Freitas é um dos quadros que simboliza a luta do PCdoB no estado. Um operário que atingiu consciência de classe e dedicou a sua vida na construção do Socialismo. Um exemplo militante para todas as gerações do Partido no estado.”
Junior Piaia, membro da direção estadual do PCdoB-RS

“Freitas era um quadro com grande entendimento do Partido. Escutá-lo foi sempre um prazer pelo entendimento que tinha do Partido tanto como militante ou sindicalista. Freitas traduzia isso na sua capacidade de levar o entendimento do PCdoB para dentro do movimento sindical e da militância diária.”
Rosane Simon, dirigente estadual do PCdoB e vereadora de Ijuí

“Freitas foi um grande lutador da causa socialista, um comunista autêntico, romântico e persistente. Muito do que aprendi foi com este valoroso companheiro. Militante da CSC, amigo da FECOSUL, inspirador da CTB e de tantas lutas sindicais. Homem de caráter ilibado e de humildade invejável. Vamos sem dúvidas sentir muito a sua falta. Mas o legado do companheiro Freitas servirá para que possamos dar continuidade a luta pela construção de uma sociedade justa e igualitária, com a qual ele sonhava e dedicou sua vida por alcançá-la.”
Guiomar Vidor, presidente da Federação dos Comerciários do RS e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no RS

“Freitas, um proletário que dedicou a sua vida à causa comunista. Homem de grande sensibilidade humana.” Deo Gomes, dirigente PCdoB de Caxias do Sul

“Ele era um abnegado lutador das causas populares, cuja simplicidade e camaradagem faziam dele um líder nato!” Emerson Brotto, presidente do PCdoB de Passo Fundo

Para o Vermelho,
Barbara Paiva e Fabiola Hausch