8 de Março: a luta é por mais Mulheres no poder político

Por Jana Sá, jornalista

Este 8 de Março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, assinala inúmeras conquistas, mas também a persistência e a renovação de antigas bandeiras da luta emancipacionista das Mulheres. Fato que, por si só, demonstra a necessidade de avançarmos nesta frente de luta.

Este ano, com a certeza de que a paridade de representação política de mulheres e homens é fator preponderante para a garantia da efetiva democratização da sociedade, não só política, mas também econômica, social e cultural, a militância do Partido Comunista do Brasil vai às ruas impulsionando a busca por maior participação feminina nos espaços de poder.

A expectativa é de que o Partido possa contribuir com a discussão e aprofundamento na luta pela emancipação das Mulheres, vista pelo coletivo partidária como questão fundamental para o avanço da democracia no Brasil.

Apesar do crescimento da participação e importância das mulheres na atividade econômica, política, social e cultural do Brasil, bem como das conquistas no campo da legislação, procurando aproximar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, o PCdoB defende um avanço do movimento de emancipação da Mulher em sintonia com a ampliação da democracia.
Embora as mulheres tenham conquistado o direito ao voto no Brasil há 81 anos, esse fato não contribuiu para assegurar uma relação de equidade na representação política. Apesar de o país ser presidido por uma mulher, a atual bancada feminina na Câmara representa apenas 8,77% do total da Casa, com 45 deputadas. No Senado, há 12 senadoras, entre os 81 lugares.

As mulheres brasileiras conquistaram o direito de voto em 1932, mas ainda não conseguiram ser representadas adequadamente no Poder Legislativo. Até 1998, as mulheres eram minoria do eleitorado. A partir do ano 2000, passaram a ser maioria e, nas últimas eleições, em 2010, já superavam os homens em 5 milhões de pessoas aptas a votar. Esse superávit feminino tende a crescer nas próximas eleições.

Há, ainda, um longo caminho a percorrer para garantir a promoção da igualdade de direitos às Mulheres, e a renovação das forças para as lutas que estão presentes no dia a dia é tarefa de todos.

A luta é por mais mulheres no poder político!