8 de março: Entidades reafirmam luta por autonomia das mulheres

Com o mote "Mais poder político para as mulheres", a União Brasileira de Mulheres no Ceará (UBM-CE) organiza, em conjunto com outras entidades, um calendário de atividades para fortalecer o Dia Internacional da Mulher.

Nesta sexta-feira (08/03), a partir das 8h30, será realizada uma caminhada, saindo da Praça da Imprensa, com destino à Assembleia Legislativa, onde ocorrerá um ato público com homenagem alusiva ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Já no sábado (09/03), as organizações feministas pretendem ocupar o Projeto Vila do Mar, no grande Pirambu, com a distribuição de materiais contra a violência, focando no tráfico de mulheres.

De acordo com a diretora da União Brasileira de Mulheres, Francileuda Soares, um dos objetivos da entidade é fortalecer a participação feminina nos debates sobre as questões da atualidade, conquistando assim mais espaço, inclusive, na esfera institucional. "Queremos intensificar o engajamento das mulheres, discutir tudo o que envolve o nosso país, e ao mesmo tempo, sugerir ações que contemplem o recorte de gênero, afinal essa participação é fundamental para enfrentar a violência", afirmou.

A UBM-CE reafirma o manifesto que destaca a importância do compromisso com a luta feminina, nas mais diversas frentes, na perspectiva da autonomia das mulheres. A entidade também elenca bandeiras essenciais para o avanço do País, entre elas, a reforma política, a democratização dos meios de comunicação, a redução da jornada de trabalho, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, a construção de redes e equipamentos que favoreçam as mulheres, o combatam à violência e aplicação da Lei Maria da Penha.

Participam das manifestações a Secretaria Estadual de Mulheres do PCdoB, Centro Socorro Abreu, União da Juventude Socialista (UJS), União de Negros pela Igualdade (Unegro), Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), representantes de sindicatos e de outros movimentos sociais.

Serviço

Atividades alusivas ao 8 de março

Sexta-feira (08/03)

Caminhada e ato público em defesa das mulheres

Local: Concentração na Praça da Imprensa com destino à Assembleia Legislativa do Ceará
Horário: 8h30

Sábado (09/03)

Caminhada contra o tráfico de das mulheres

Local: Vila do Mar (Concentração na Praça Santiago, no grande Pirambu).
Horário: 16h

De Fortaleza,
Ivina Carla