Farc: Chávez promoveu a paz na Colômbia 

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP) expressaram nesta quinta-feira (7) que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi um promotor na busca da paz na Colômbia.

Ivan Marquéz - Farc

“Agradecemos por Chávez ter permitido, com sua participação, que estejamos em Cuba, buscando uma solução política para o conflito social armado na Colômbia”, declarou o chefe da delegação das Farc nos diálogos de paz, Iván Márquez. 

Leia também:
Chefes de Estado vão a Caracas para despedir-se de Chávez

“Deveríamos converter esta dor que nos embarga em um incentivo para prosseguir com uma tarefa que, de alguma maneira, foi traçada pelo comandante venezuelano”, disse Márquez após fazer uma homenagem póstuma a Chávez, que morreu na última terça-feira (5) após uma batalha contra o câncer.

“Vamos continuar fazendo enormes esforços para encontrar uma saída política sobre a base da solução dos problemas econômicos, políticos, sociais que o conflito armado gerou”, destacou o líder da guerrilha.

“Como está previsto, na próxima segunda-feira (11), retomaremos a discussão sobre o primeiro ponto de discussão que é sobre a terra e a situação rural de maneira geral”, disse.

Os diálogos de paz começaram em 19 de novembro, no formato de três dias de conversas e um de recesso, com a questão agrária no centro das discussões para acabar com o conflito armado no país.

Além do tema agrário, a agenda acordada pelas Farc e o governo para a aproximação inclui: a participação política, o fim do conflito, o problema do narcotráfico, a assistência para as vítimas e os mecanismos para referendar e verificar o pactuado na mesa.

Veja o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz 

Fonte: Prensa Latina