Povo venezuelano saberá defender conquistas de Chávez, diz Raúl

“Chávez entrou, pela porta grande, na história. Ninguém poderá fechar a porta, nem esquecer o que aconteceu. O povo venezuelano saberá defender suas conquistas e nós, como agora, estaremos juntos a eles, com os joelhos dobrados”. Com estas palavras, o presidente cubano, Raúl Castro, encerrou a homenagem, feita em Santiago de Cuba, ao mandatário venezuelano, Hugo Chávez, que faleceu nesta terça-feira (5), em Caracas.

Abel Padilla

Criança deposita flores durante homenagem a Chávez em Cuba

Durante os 14 anos em que liderou a Revolução Bolivariana na Venezuela, Chávez sempre manteve estreita relação com Cuba. Ambos os países integram a Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) e mantêm programas de cooperação e integração.

Ismael Francisco/Cubadebate

O lutador revolucionário Armando Hart Dávalos homenageia Chávez

Para o líder cubano, o mais importante neste momento é não retroceder no que foi conquistado com a influência de Chávez.

Assim, o mandatário ressaltou a necessidade de lutar pela unidade dos povos da América Latina e do Caribe e observou que “um dos maiores legados de Chávez foi seu impulso aos mecanismos de integração regional”.

Ismael Francisco/Cubadebate

Esteban Lazo, Presidente do Parlamento cubano

Durante todo o dia cubanos e cubanas de diversas gerações foram ao monumento do Herói Nacional de Cuba, José Martí para prestar homenagens póstumas ao líder bolivariano.

Da Redação do Vermelho,
Vanessa Silva, com Prensa Latina