Líderes do PCdoB comemoram derrubada do veto aos royalties

Os líderes do PCdoB no Senado e na Câmara, senador Inácio Arruda (CE) e a deputada Manuela D´Ávila (RS) comemoraram a derrubada do veto presidencial ao projeto de redistribuição dos royalties do petróleo, na votação do Congresso nacional na noite desta quinta-feira (7). Inácio afirmou ainda que se trata de uma "questão de justiça" beneficiar também os estados não produtores.

O senador asseverou que foram investidos R$50 bilhões na estrutura para exploração do pré-sal, dinheiro do Tesouro Nacional, de todo o Brasil. “Nós queremos uma parte dessa riqueza que nós temos ajudado a construir”, concluiu.

O argumento da líder do PCdoB na Câmara foi o mesmo. Manuela ressaltou que a derrubada dos vetos presidenciais à Lei dos Royalties foi a melhor decisão para o país. “Acreditamos que a produção da camada do pré-sal será feita com investimento de todos os trabalhadores do Brasil”, afirmou, portanto deve retornar como investimentos para todo o povo, na forma de políticas públicas sólidas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.

A deputada Manuela D’Ávila disse compreender a decisão dos parlamentares do Rio de Janeiro e do Espírito Santo que defendem os interesses locais, citando como exemplo a posição da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Manuela avalia que levar o debate para o Supremo Tribunal Federal (STF) tem sido recorrente na Câmara em várias matérias, referindo-se à decisão dos parlamentares fluminenses, capixabas e paulistas, bem como dos governadores do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, de questionar a decisão do Congresso no Supremo.

No entanto, ela acredita que prevalecerá a decisão do Parlemento, já que todos os ritos foram feitos dentro da legalidade. “Sabemos que a decisão será levada ao Supremo, mas temos a tranquilidade de que todos os ritos foram feitos dentro da legalidade”, garantiu.

Da Redação em Brasília
Com agências