Sindicato dos Metalúrgicos recebe homenagem por seus 80 anos

 Consolidando a sua relevância como uma instituição respeitada e importante na cidade e na região, os 80 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal da cidade.

80 anos sindicato dos metalurgicos - Maurício Concatto/Divulgação

Realizada na noite da última quinta-feira, 07, a homenagem contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre elas, diversas autoridades e representantes de demais sindicatos e entidades como o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), Getúlio Fonseca, o vice-presidente da Câmara de Indústria e Comércio (CIC), Reomar Slavieiro, e o Reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Isidoro Zorzi.

O vereador do PC do B, Henrique Silva, salientou que esses 80 anos foram fruto de muitas lutas e que os metalúrgicos foram fundamentais para gerar a riqueza do município. Além disso, destacou que as lutas dos trabalhadores foram decisivas na busca por democracia e justiça social Em seguida o presidente licenciado do sindicato, deputado federal Assis Melo, que representou a também ocupou a tribuna. Assis destacou que este é um momento importante para a história do trabalhador metalúrgico. “São 80 anos de lutas e conquistas. Está é uma homenagem para a categoria e não somente ao sindicato. São 80 anos que trouxeram à entidade maturidade para cumprir seu papel histórico.” Assis salientou ainda que, o Sindicato dos Metalúrgicos é uma instituição respeitada em todas as esferas, tanto na cidade, na região, no estado e no país. “Com esse respeito e credibilidade que alcançamos vamos continuar no rumo daquilo que uma entidade sindical deve ser. Nos orgulhamos dos 80 anos do sindicato e nos orgulhamos ainda mais dos trabalhadores metalúrgicos.”

O presidente em exercício do Sindicato, Leandro Velho, destacou que o sindicato é classista. Luta pela categoria, mas vai além, luta também pela sociedade. “ Temos muito orgulho dessa história que construímos ao longo desses 80 anos, em fazer parte de uma categoria tão importante, que com sua dedicação e trabalho ao longo de toda essa história ajudaram a soldar Caxias e região ao desenvolvimento. Orgulho também da história de lutas dessa categoria, que tão importante foi e tem sido para que tenhamos uma sociedade com mais justiça social e mais direitos.”

O vice-prefeito Antonio Feldmann, que representou a Prefeitura Municipal, salientou que a história do sindicato expõe a relação entre capital e trabalho. Afirmou que, pela força do metalúrgico, passa boa parte da economia do município. A solenidade se originou de requerimento do vereador licenciado Renato Oliveira/PC do B, hoje Secretário Municipal da Habitação. Os 80 anos do Sindicato também são tema da mostra fotográfica Mãos, trabalho, dedicação, união e luta: vitória, exposta no espaço cultural Mário Crosa, da Câmara Municipal. A exposição ficará aberta ao público até o próximo dia 15 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h Estão programadas também homenagens ao sindicato na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, no dia 12 de março e, na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 18.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos