EUA expulsam dois funcionários diplomáticos venezuelanos

Os Estados Unidos ordenaram a expulsão de dois funcionários diplomáticos venezuelanos, em resposta à saída, na semana passada, de dois adidos militares da embaixada norte-americana em Caracas, segundo fontes do Departamento de Estado.

Washington notificou no sábado (9) as autoridades venezuelanas da expulsão de Orlando Montánez Olivaras, segundo secretário da embaixada da Venezuela, e de Víctor Camacaro Mata, funcionário consular.

De acordo com as mesmas fontes, os dois funcionários já regressaram ao território venezuelano. “Recebemos informações da embaixada venezuelana que [os funcionários] já tinham saído do país”, indicou um funcionário do Departamento de Estado norte-americano, sob anonimato.

A administração norte-americana tomou a decisão com base no Artigo 9 da Convenção de Viena sobre as relações diplomáticas entre países e do Artigo 23 referente às relações consulares.

O presidente encarregado da Venezuela, Nicolás Maduro, e o chanceler  venezuelano, Elías Jaua, anunciaram na terça-feira (5) a expulsão de David Delmonaco e David Kostal, dois adidos militares da embaixada norte-americana em Caracas.

O governo venezuelano acusou os dois funcionários de “proporem projetos desestabilizadores” a militares venezuelanos, acusação que o Departamento de Estado norte-americano e o Pentágono negaram firmemente.

Fonte: Agência Brasil (com agência espanhola EFE)