Indicadores Sociais revelam uma triste realidade para o MA

A verdade que Roseana não gosta de ouvir Desesperada pela iminente derrota do seu grupo político em 2014 em função […]

A verdade que Roseana não gosta de ouvir

Desesperada pela iminente derrota do seu grupo político em 2014 em função de mais um fracasso do seu governo, a desnorteada Roseana Sarney andou choramingando, nesta quinta-feira, em Timon. A governadora, sem assunto como sempre (certa vez o hoje secretário Ricardo Murad disse a filha do senador José Sarney não entende absolutamente de nada – alguém conhece algum colega do curso de Sociologia de Roseana nos EUA?), desandou a falar que a oposição só sabe “falar mal” da família Sarney. O que ela não diz é como a família dela, depois de quase cinco décadas de domínio, não conseguiu tirar o Maranhão da miséria – ou como queiram, como levaram o estado para a lama.

Grupo que trouxe o mal para o MA

Para não ficar apenas no discurso retórico, vamos aos indicadores que tornam o Maranhão, comandando pela família Sarney há mais 40 anos, o último estado da nação no ranking dos indicadores sociais. Para começar, o estado do Maranhão apresenta o menor Produto Interno Bruto (PIB) per capita no Brasil. O menor PIB per capita era o do Piauí, agora é o do MA. O Estado apresenta também o menor índice de desenvolvimento social, de acordo com o Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios (ISDM), da FGV-SP. Possui a média mais baixa, com ISDM de 3,35, numa escala que varia de 0 a 10. E o dado mais alarmante: o Maranhão tem proporcionalmente a maior concentração de pessoas em condições extremas de pobreza. Da população de 6,5 milhões de habitantes, 1,7 milhão está abaixo da linha de miséria (ganham até R$ 70 por mês). Isso representa mais que o triplo da média do país, segundo o IBGE.

Somos os piores em tudo

No quesito Educação, das 10 escolas com piores índices no Enem, cinco são instituições públicas do Maranhão. Em último lugar de todo o Brasil, aparece o Centro de Ensino Aquiles Lisboa, no município de São Domingos do Azeitão, que fica na região sul. Acumulamos ainda mais um dado negativo no cenário nacional, somos o último colocado na distribuição de médicos, com 0,68 médicos para cada mil habitantes, ficando abaixo da média nacional que é de 1,95 médicos para cada mil habitantes. Na área de saneamento básico, somos um dos estados com pior rede de tratamento de esgotos do Brasil (relatório IBGE)

É mentira Roseana?

O recente Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o Maranhão segue integrando o grupo dos estados brasileiros que apresentam os indicadores sociais mais sofríveis. A taxa de mortalidade infantil (número de crianças mortas no primeiro ano de vida, em mil nascidas vivas), por exemplo, ficou em 36,5 em 2009. É a segunda taxa mais alta do país, embora tenha havido uma queda em relação a 2008, quando era de 37,9. Para completar o cenário desolador, a terra dos Sarneys tem ao lado de Alagoas os maiores índices de analfabetismo do país, de 17,3% a 21,8%, e um dos piores índices de emprego e desemprego segundo o Caged. Ainda tem muito mais, mas por ora, é isso. A governadora Roseana, o que tem a dizer sobre isso? Ou vai apelar e falar que é apenas falatório da oposição? Evidente que não tem resposta.

Fonte: Blog John Cutrim.