MPF abre nova frente de investigação da morte de ambientalistas

O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito para apurar a concessão, feita pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de um lote para Antonia Nery de Souza. A mulher é esposa de José Rodrigues Moreira, acusado de ser o mandante do assassinato do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, em maio de 2011, no município de Nova Ipixuna (PA).

De acordo com o MPF, o Incra tem 48 horas para explicar por quê Antonia foi considerada com perfil para ser beneficiada da reforma agrária e desde quando ela está assentada. Além disso, o órgão pede cópia integral dos procedimentos administrativos do Incra referentes à concessão e do procedimento que teria sido aberto com o objetivo de retomada do lote.

Investigações apontam que José Cláudio e Maria foram assassinados por defenderem e apoiarem famílias de camponeses assentados em terras compradas ilegalmente por José Rodrigues Moreira. As terras destinadas à reforma agrária não podem ser vendidas nem negociadas. Moreira teria encomendado as mortes para se apossar dessas terras que agora o Incra destinou à sua esposa.

Em nota, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) considerou a atitude do Incra como “um prêmio para o mandante das mortes”. José Rodrigues Moreira e os acusados de serem os executores do crime, Lindonjonson Silva e Alberto Lopes, estão presos e deverão ir a júri popular no próximo dia 3 de abril.

Fonte: Brasil de Fato