Profecia de São Malaquias: sucessor de Bento XVI será o último

Começa nesta terça-feira (12) o conclave que decidirá o sucessor do papa Bento XVI, que renunciou ao pontificado no dia 28 de fevereiro, alegando razões de saúde. Mas, já se sabe que o novo papa se chamará Pedro II e será o último pontífice da Igreja Católica. Pelo menos, é o que reza a profecia de São Malaquias, padre irlandês que viveu no século XII e deixou, além de alguns milagres no currículo, previsões sobre os 112 papados que viriam depois dele. 

 
Nos idos do ano de 1140, o arcebispo de Armagh teve algumas visões sobre o futuro do catolicismo. Dentre elas, a que ficou mais famosa diz respeito ao sumo pontificado. A lista elaborada pelo religioso — canonizado mais tarde como São Malaquias — contém “lemas” descritivos que fazem referência ao nome, símbolo do país de origem, ao escudo de armas ou a qualquer elemento que possa caracterizar o papa de alguma forma.

No rol com os 112 pontífices antevistos na profecia, o último deles será o vencedor do próximo conclave a ser realizado na Santa Sé. De acordo com as visões de Malaquias, o sucessor de Bento XVI adotará o título de Pedro II, nome do primeiro bispo de Roma e sucessor de Jesus Cristo. A profecia diz o seguinte:

“Na perseguição final à sagrada Igreja Romana reinará Pedro Romano, que alimentará o seu rebanho entre muitas turbulências, sendo que então, a cidade das sete colinas [Roma] será destruída e o formidável juiz julgará o seu povo”.

Oficialmente, a Igreja nunca deu muita importância à profecia de São Malaquias. Por via das dúvidas, veja como, segundo o site da Bolpress, as visões do santo profeta caracterizaram os quatro últimos pontífices:

Paulo VI (1963-1978): Flos Florum [A flor das flores]

Eleito papa em 1963, seu escudo de armas continha três flores-de-lis.

João Paulo I (1978): De Medietate Lunae [Da metade da lua]

Albino Luciani, nome de batismo do papa João Paulo I, significa “luz branca”. Seu papado durou apenas 34 dias, pouco mais de um ciclo lunar. Sua diocese de origem, Belluno, quer dizer em latim “bela lua”.

João Paulo II (1978-2005): De Labor Solis [Do trabaho do sol]

Durante a 2ª Guerra Mundial, o futuro papa Karol Wojtila trabalhou como mineiro e operário em uma fábrica de produtos químicos na Polônia. Wojtila nasceu, em 1920, em um dia de eclipse do sol e morreu, em 2005, também em um dia de eclipse solar.

Bento XVI (2005-2013): De Gloria Olivae [Da glória da oliveira]

Alemão, Jospeh Ratzinger nasceu em um sábado de Gloria, o último sábado antes da Semana Santa, que se inicia no dia seguinte, com o Domingo de Ramos (de oliva). Escolheu seu nome homenageando São Bento, pertencente à ordem dos “olivetanos”.

Com Revista Samuel