Europa: emprego caiu para o nível mais baixo em sete anos 

O número de pessoas empregadas na zona do euro caiu para o nível mais baixo em quase sete anos nos três últimos meses de 2012, segundo dados da Eurostat. O emprego nos 17 países do bloco diminuiu 0,3% no quarto trimestre do ano passado, na comparação com o terceiro trimestre, para 145,7 milhões, em termos sazonalmente ajustados. Esse é o menor nível desde o primeiro trimestre de 2006.

A quantidade de empregados na zona do euro atingiu o pico de 150,4 milhões no primeiro trimestre de 2008, poucos meses antes da crise financeira global chegar a seu pior ponto, com o colapso do banco de investimento norte-americano Lehman Brothers.

Os dados do quarto trimestre do ano passado comparam-se a um total de 146,8 milhões registrados no mesmo período de 2011, o que representa uma queda anual de 0,8% e significa que mais de um milhão de pessoas da região perderam o emprego no ano.

A Eurostat afirmou que, na comparação trimestral, a quantidade de empregados diminuiu 2% em Portugal, 1,4% na Espanha, 1,3% no Chipre e 0,4% na Itália. Não há dados disponíveis sobre Grécia e Irlanda, outros países bastante afetados pela crise de dívida soberana europeia. Por outro lado, houve crescimento de 0,1% no emprego na Alemanha, 0,6% em Luxemburgo e 0,2% na Áustria.

Com agências e informações da Dow Jones