Proposta da Empresa érejeitada pela categoria norte-rio-grandense

 

Por maioria expressiva, a categoria petroleira norte-rio-grandense decidiu rejeitar a última proposta de PLR apresentada pela Petrobrás e manter o Estado de Greve. As sessões deliberativas foram realizadas em todas as principais bases da Companhia, nos municípios de Natal, Mossoró, Alto do Rodrigues e Guamaré, no período de 7 a 11 de março.

Agora, os potiguares aguardam o posicionamento da categoria petroleira nos demais Estados. A expectativa é de que a rejeição da proposta da Petrobrás em outras bases leve a direção da FUP a convocar uma nova reunião do Conselho Deliberativo, a fim de que seja revisto o indicativo de aceitação, anteriormente aprovado.

Panorama – De acordo com informações divulgadas pela FUP, até o final da tarde desta terça-feira, 12, cinco sindicatos haviam concluído as assembleias com posição favorável à aceitação: PR/SC, MG, AM, CE/PI e PE/PB. Nas bases do RS, Duque de Caxias, Unificado de SP, Norte-fluminense e ES, o processo estava em andamento, sendo que, neste último, a proposta da Empresa estava sendo rejeitada.

Na Bahia, cujas assembleias começaram ontem, a posição defendida pela Diretoria do Sindicato também é favorável à rejeição. Além de uma nova reunião do Conselho Deliberativo, a direção da entidade está propondo a aprovação de um indicativo de greve, por tempo indeterminado, a partir de 27 de março.

Já, no campo dos sindicatos filiados à FNP, apesar de a Executiva daquela Federação ter indicado a rejeição à proposta da Petrobrás, o quadro ainda não está claro. O prazo para a realização de assembleias termina na próxima sexta-feira, 15, mas, até o momento, nenhum resultado foi divulgado. A tendência é que as assembleias acompanhem o indicativo daquela Federação e aprovem a rejeição.

Avaliação – Para avaliar o quadro nacional e definir propostas de encaminhamento para a continuidade da luta por uma PLR justa e por um regramento que contemple valor máximo, distribuído linearmente, a diretoria do SINDIPETRO-RN reúne-se em Natal, neste sábado, 16, a partir das 10 horas. Mais do que nunca, está na ordem do dia a unidade de ação da categoria petroleira, em todo o Brasil, na luta por valorização do trabalho!

Fonte: Sindipetro/RN