Audiência pública abre ciclo de debates sobre mudança climática 

A abertura dos trabalhos da Comissão Mista de Mudanças Climáticas em 2013 será marcada pela realização, nesta terça-feira (19), às 11 horas, de audiência pública em comemoração ao Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. O evento dá início ao ciclo de audiências públicas previsto no plano de trabalho do colegiado.

Além do ciclo de debates, por sugestão da presidente da comissão, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), deverá ser realizado um seminário nacional de legisladores, entre outubro e novembro deste ano, em Brasília, onde serão analisadas as políticas de enfrentamento das mudanças climáticas.

Segundo Vanessa, o evento será preparatório para a participação de membros da Comissão de Mudanças Climáticas na 19ª Conferência das Partes (COP-19) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, agendada para o período de 11 a 22 de novembro em Varsóvia, na Polônia.

No Ciclo de Debates que se inicia nesta terça-feira, será debatido o cumprimento das metas estabelecidas para o Brasil na Rio+20, os projetos de conscientização da população sobre as mudanças climáticas e o papel das escolas e dos programas educacionais na busca da sustentabilidade ambiental.

Foram convidados para o debate o secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa; o diretor do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Nilo Sergio de Melo Diniz; o secretário executivo da Agência de Notícias dos Direitos das Crianças, Veet Vivarta; e o coordenador do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis (WWF Brasil), Fábio Cedrin Gama Alves.

O plano de trabalho da comissão se baseia em duas vertentes: a mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, que já influenciam os modos de produção e vida dos brasileiros, e o domínio sobre esta variável é importante para formatação das políticas públicas de prevenção e combate a desastres naturais.

A outra vertente está focada no controle da emissão de gases do efeito estufa, visto que o Brasil, em relação a outros países, é caracterizado pela participação expressiva do desmatamento no lançamento de poluentes na atmosfera.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara