Metalúrgicos de Caxias do Sul comemoram 80 anos de luta 

O deputado Assis Melo (PCdoB-RS) aproveitou a sessão solene em homenagem aos 80 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul (RS) para cobrar do governo e do Congresso Nacional medidas que melhorem a qualidade de vida do trabalhador. Ao falar da importância do sindicato e dos trabalhadores na luta por melhorias de vida, ele destacou a importância de que sejam aprovados projetos como a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e o fim do fator previdenciário.

Metalúrgicos de Caxias do Sul comemoram 80 anos de luta - Agência Câmara

O presidente do sindicato homenageado, Leandro Clodoveu Velho, em seu discurso, chamou atenção para a necessidade de se eleger mais deputados como Assis Melo, oriundos do movimento sindical, para garantir a aprovação de matérias de interesse da classe trabalhadora.

Parlamentares e sindicalistas destacaram, em seus discursos, a contribuição dos sindicatos e das categorias profissionais, em especial os metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, que abriga o segundo maior polo metal-mecânico do Brasil, nas lutas que ajudaram a construção do Brasil.

A luta dos metalúrgicos de Caxias nasceu com o surgimento das primeiras indústrias metalúrgicas da Serra Gaúcha, antes mesmo da criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que completa 70 anos este ano, e esteve presente em todos os momentos importantes das batalhas dos trabalhadores da América Latina.

Segundo Leandro Velho, “o passado é importante, mas devemos olhar para o futuro e concentrar nossas forças na luta pela redução da jornada de trabalho, pelo fim do fator previdenciário, pela regulamentação das Convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) que beneficiam os trabalhadores”, disse, reafirmando as palavras do deputado Assis Melo.

Ao final da sessão, o deputado Assis Melo, que presidiu a solenidade, fez entrega de uma placa comemorativa a data aos líderes sindicais que dirigem o maior sindicato operário do estado do Rio Grande do Sul, com mais de 50 mil pessoas em sua base.

De Brasília
Márcia Xavier