Pronatec Copa na Empresa irá capacitar 5.819 profissionais

Para qualificar empresas e serviços que estarão em destaque na Copa do Mundo, que ocorrerá no ano que vem, o governo federal criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para o segmento turístico e de segurança pública.

Turma de Caxias do Sul - Barbara Paiva

No Rio Grande do Sul, o Ministério do Turismo, através da Secretaria Estadual de Turismo e prefeituras, oferecem 5.819 mil vagas em 52 cursos gratuitos em diversas áreas e setores. Chamado de Pronatec na Empresa, a ação disponibiliza, sem custo, aulas de idiomas (francês, espanhol, inglês e Libras) para funcionários no próprio de local de trabalho, além de cursos nos eixos de Ambiente e Saúde, Gestão, Negócios e Turismo, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design e Segurança em 16 cidades gaúchas. A secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, explica que o número de vagas pode aumentar de acordo com o interesse das empresas.

“Nosso objetivo é que um número expressivo de pessoas tenha acesso e consiga fazer os cursos de qualificação oferecidos. O maior legado dessa Copa do Mundo é o conhecimento que podemos ofertar aos gaúchos”, disse, ao destacar que as oportunidades também são direciona direcionadas aos profissionais da segurança pública que terão contato direto com os turistas. Por enquanto, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Gramado, Caxias, Canela e Santana do Livramento já estão participando do Pronatec na Empresa.

Mas, em breve, as vagas, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) integrarão o programa às cidades de Canoas, Novo Hamburgo, Cambará do Sul, Jaguarão, Uruguaiana, Chuí, São Borja, Garibaldi, Nova Petrópolis e São Miguel das Missões. As adesões são voluntárias e podem ser feitas por qualquer empresa do setor de hospedagem. Além do acesso às aulas, os alunos ganharão auxílio transporte, se necessário, e lanche.

Para a titular da secretaria, o Pronatec na Empresa é uma conquista do Rio Grande do Sul. “Ele surgiu no Estado devido à uma solicitação da Setur, já que o Pronatec Copa não contemplava todos os municípios que considerávamos importantes para receber o programa. Dessa maneira, foi acertado que o programa seria instituído nesses locais. Pretendemos chegar a 10 mil vagas até o ano que vem”, afirmou. Mais informações sobre o Pronatec na Empresa podem ser obtidas pelo e-mail qualifica@turismo. rs.gov.br ou pelo telefone 51-3288-5431.

Fonte: Correio do Povo