Autores de documentário sobre Niemeyer pedem apoio

João de Castro, Diretor de Produção da Cia do Filme, se reuniu com a administração de Brasília para solicitar mediação entre os criadores do Projeto “Brasília de Todos os Brasileiros” e o GDF para que possa ser lançado no aniversário da Cidade, o primeiro após o falecimento do arquiteto Oscar Niemeyer.

Em parceria com a União Planetária, João de Castro desenvolveu o documentário com depoimentos inéditos de Niemeyer, gravados no seu aniversário de 100 anos, e de pessoas que fizeram e que ainda fazem parte desta história. Entre seus objetivos, está a distribuição, após concluído o documentário, de cópias para 1023 escolas, particulares e públicas, com versões também em inglês e espanhol.

O documentário trará ainda, características dos principais monumentos da Cidade, como eram os projetos e como os espaços construídos funcionam hoje, a relação de Niemeyer com Juscelino Kubistcheck, entre outros temas, além de abordar a relação sentimental existente nos brasileiros para com a Capital.

Desenhada, criada e imaginada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o urbanista Lúcio Costa e o paisagista Burle Marx, Brasília se tornou símbolo de inovação, revolucionou e encantou o mundo.

Para Messias de Souza, é uma grande oportunidade de homenagear Oscar Niemeyer e não teria data melhor como o aniversário da Cidade que o arquiteto ajudou a criar, além de ser uma forma de eternizar a história de Brasília.