Comenda Socorro Abreu: encanto e emoção feminina

Na noite desta quinta (21/03), o brilho no olho de cada homenageada foi a decoração do evento. Memórias, reencontros, a família, tudo isso fez parte do cenário do auditório do Comitê Municipal do PCdoB/Fortaleza, onde o ato político foi construído a partir da fala das agraciadas, que receberam a Comenda Socorro Abreu.

Comenda Socorro Abreu

A emoção começou com a leitura de um texto escrito pela atriz Karla Karenina, sobre Socorro Abreu, destacando feições da trajetória da militante. As palavras de reconhecimento e esperança descritas passaram para o público a importância do engajamento da comunista nos embates por melhores condições de vida para as mulheres.

A Comenda Socorro Abreu foi instituída pelo PCdoB/Fortaleza há mais de 10 anos. Ela tem como objetivo relembrar a memória da militante Socorro Abreu e, ao mesmo tempo, reconhecer oito mulheres que se destacam em frentes de atuação diversas. "É um momento de mostrar que as mulheres anônimas constroem a história. Não são mulheres da mídia, são mulheres que no dia-a-dia buscam conquistar direitos e nós vamos sempre valorizar essa postura", afirmou Francileuda Soares, Secretária de Mulheres do PCdoB. 

Os perfis escolhidos este ano, foram os mais diversos: sindicalistas de categorias distintas, educadoras, líder comunitária, jornalista, bancária. E mesmo resguardando a particularidade profissional de cada uma, todas têm uma questão incomum: a realidade vivida mostrou a necessidade de enfrentar os desafios e o fator impulsionador despertou o desejo pela ocupação de um outro papel na sociedade. Tornaram-se protagonistas nas mais diversas frentes.

Todas as homenageadas, além de emocionadas, confessaram surpresa ao saber da escolha. Uma delas foi a professora Marise Lira, que destacou momentos da militância e declarou de forma empolgada o sentimento de receber a Comenda. "Ter vivido tudo isso é tão importante, e essa homenagem faz parte da coragem que temos de enfrentar todas as formas de opressão".

O momento das homenagens foi cercado de muitos abraços, lágrimas, palmas, fotos. Francileuda Soares definiu a edição da Comenda como significativo para a vida das mulheres. “O evento foi muita gratificante, porque nós reconhecemos o valor da luta de cada mulher e ao mesmo tempo relembramos Socorro Abreu. Já estamos esperando a próxima edição". comemorou.

Agraciadas

Carmem Amélia de Sá Grego – bancária
Neide Aparecida de Sousa Freitas – servidora pública
Francisca Alzeli da Silva – líder comunitária
Marise Lira Bezerra – professora
Maria Aurélia Silva – técnica em enfermagem
Lucilene dos Anjos Ribeiro – sindicalista
Maria Marli da Costa Pereira – sindicalista
Samira de Castro Cunha – jornalista

De Fortaleza,
Ívina Carla