Deputados do PCdoB apoiam fim do desconto do INSS dos aposentados

“Os aposentados e pensionistas, durante exercício da sua profissão, já contribuíram para a Seguridade Social do país, portanto é desumano continuar descontando do salário deles a contribuição previdenciária." Esse foi o argumento apresentado pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), ao pedir, nesta quinta-feira (21), ao presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), para votar a matéria que acaba com a contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas.  

O deputado Assis Melo (PCdoB-RS), que também participou do Encontro Nacional pela Aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555, na última quarta-feira (20), promovido pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) e pelo Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas (Mosap), reforçou o pedido da colega de partido.

Eles apresentaram requerimento de pedido de urgência na votação da proposta. "Precisamos fazer justiça com aqueles que já deram sua parcela de contribuição ao país. Com o crescimento atual, não é preciso continuar cobrando dos aposentados”, destacou Perpétua.

De acordo com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a cada ano haverá uma diminuição de 20% no valor da cobrança a partir dos 60 anos, sendo que até os 65 anos a cobrança seria extinta. A matéria aguarda a entrada na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados desde o segundo semestre de 2010.

Da Redação em Brasília