Saiba como o Gabinete Digital tem democratizado governos no país

Vinculado à Secretaria-Geral de Governo, o Gabinete Digital gaúcho já ganhou vários prêmios nacionais e até do Banco Mundial por incorporar novas ferramentas de participação, oferecendo diferentes oportunidades ao cidadão de influenciar a gestão pública e exercer maior controle social sob o Estado. Para falar sobre o tema, a Rádio Vermelho entrevistou Fabrício Solagna, pesquisador na área de propriedade intelectual e coordenador executivo do Gabite Digital do RS.

Por Carla Santos, da Rádio Vermelho em São Paulo

Criado em maio de 2011, a concepção do projeto foi acompanhada de uma ampla pesquisa que analisou exemplos de democracia digital do Brasil e do exterior e inspirou a criação de um conjunto único de mecanismos para a participação.

Entre as principais ferramentas desenvolvidas pelo Gabinete Disgital está o “Governador Pergunta”. “É uma ferramenta muito eficiente que consegue construir de forma colaborativa as políticas públicas e também orientar o governo nestas políticas”, explica Solagna.

Além de ter se tornado objeto de estudo de acadêmicos e universidades nacionais e internacionais, experiências colocadas em prática pelo Gabinete Digital começam a ser replicadas por governos de outros estados e países. O Gabinete Digital também vem incentivando o estabelecimento de uma rede para o desenvolvimento de estudos e pesquisas em participação, cultura digital, propriedade intelectual e democracia.

A ideia do Gabinete Digital já é uma onda que cobre diversas prefeituras do Brasil. Entre as prefeituras que já estudam implementar a iniciativa está São Paulo (SP) e Caruaru (PE), entre outras.

Confira a íntegra da entrevista abaixo.