Cuba desempenha papel importante no Conselho de Direitos Humanos 

Cuba cumpriu em Genebra, na Suíça, um papel decisivo na 22ª sessão ordinária do Conselho de Direitos Humanos, onde promoveu importantes resoluções e se opôs à seletividade, à dupla moral e às acusações do Ocidente contra alguns países do Sul. A sessão começou em 25 de fevereiro e estendeu-se até 22 de março. 

De acordo com um comunicado da embaixada de Havana em Genebra, publicado nesta segunda-feira (25), a proposta desta nação ao órgão da ONU foi adotada por consenso: uma iniciativa sobre o direito à alimentação, para dar continuidade ao tratamento deste tema no Conselho.

Também foi aprovada uma resolução relacionada com a importância de um equilíbrio regional de representação nos funcionários do Escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos, a fim de que se represente realmente a rica diversidade do mundo em termos de sistemas legais e políticos, de escolas de pensamento.

Ambas as resoluções contaram com um amplo número de apoiadores, afirma o texto.

A delegação cubana colocou-se resolutamente oposta às resoluções impostas contra países específicos, em particular as promovidas contra o Irã, a República Popular Democrática da Coreia, a Síria e o Sri Lanka.

Estas iniciativas não pretendem uma cooperação genuína, estão guiadas por motivações exclusivamente políticas e de dominação, e algumas delas podem ser usadas como justificativa para promover intervenções militares e impor mudanças de regime, afirmou a embaixadora cubana em Genebra, Anayansi Rodríguez.

A participação de Cuba, junto com outros países, foi fundamental para frear as tentativas de várias delegações ocidentais de incluir nos trabalhos do Conselho o controverso conceito de “responsabilidade de proteger”, assinalou.

Este tema está ainda sob discussão na Assembleia General da ONU e não goza de consenso para ser debatido neste fórum, recordou.

Os esforços de Cuba e outras delegações, disse, “conseguiram evitar que se entronizasse [o conceito] nos trabalhos deste órgão”.

Com Prensa Latina