ELN está pronto para diálogo de paz com governo colombiano

O Exército de Libertação Nacional (ELN) da Colômbia está com a delegação negociadora pronta para conversar com o governo de Juan Manuel Santos e encontrar uma saída para o conflito armado.

Nicolás Rodríguez Bautista - ELN - Colômbia

O líder máximo do ELN, Nicolás Rodríguez Bautista, também conhecido como Gabino, disse que “desde outubro passado quando o presidente Santos nos chamou publicamente para dialogar (…) temos a equipe pronta, eles fazem parte do comando geral do ELN”. 

Leia também:
Com avanços na questão agrária, diálogo de paz entra em recesso 

Em declarações para o jornal colombiano El Espectador, afirmou que nos últimos tempos quando os governos manifestaram disposição para chegar a um acordo de paz, a guerrilha do ELN estava disposta a dialogar.

“Desde o ano passado dissemos para o presidente Santos e para a opinião pública que se é para a paz, contem com o ELN (…) Os tempos de paz devem ser a todo o momento, as guerras não deveriam existir”, disse Rodríguez Bautista.

Ele destacou que a Colômbia tem um conflito social e armado, originado pelas desigualdades e a repressão para silenciar as lutas das grandes maiorias e afirmou ainda que "quando os governantes reconheçam essa realidade começará um processo de paz".

“Se o governo de Santos entende assim as coisas e se dispõe, o caminho estará aberto e arrancaria um processo inclusivo, onde essas maiorias devem ser protagonistas, neste caso a mecânica do processo é simples e dará resultados”, explicou o guerrilheiro.

Farc 

Em agosto do ano passado, Santos confirmou, em mensagem transmitida para o país no começo da aproximação entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para chegar ao fim do conflito armado e abriu a porta para que o Exército de Libertação Nacional se una ao processo.

Posteriormente, o ELN manifestou sua vontade de participar em “uma construção coletiva da nação, como processo democratizador social, político, econômico e cultural, que dê conta das mudanças que o país necessita”. 

Fonte: TeleSur
Tradução da Redação do Vermelho