Em carta, Fidel apoia demanda boliviana de saída para o mar

O líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro, enviou uma carta ao presidente boliviano, Evo Morales, por motivo da comemoração na Bolívia do Dia do Mar.

Chávez, Fidel e Evo - Cuba Debate

Na missiva, com data do sábado passado (23), Fidel reiterou o apoio à demanda boliviana para conseguir uma saída soberana ao Oceano Pacífico, perdida para o Chile em 1879.

A própria guerra entre dois Estados de cultura e origem semelhantes trouxe nefastas consequências para dois povos de nosso hemisfério, assinalou Fidel, de acordo com a Agência Prensa Latina.

Nas terras arrebatadas à Bolívia, seguindo a linha traçada pelas potências coloniais, nossas jovens nações foram despojadas de imensos recursos. Das terras arrebatadas à Bolívia, a burguesia e o imperialismo extraem a cada ano dezenas de bilhões de dólares.

Que o povo da Bolívia, Evo, não se desanime com isto, expressou Fidel, antes de assegurar que ainda há muito que lutar em teu maravilhoso país; muita quinoa para semear, muito alimento por produzir, muito emprego por criar e reuniões internacionais onde proclamar o direito da Bolívia de saída ao mar, a seus produtos e alimentos marinhos que lhe arrebataram à força quando a privaram de 400 quilômetros de costa e 120 mil quilômetros quadrados, manifestou o líder histórico da Revolução.

Concluindo sua carta, Fidel afirmou: “Simón Bolívar não teria aceitado jamais que se privasse os quechuas, aymaras e demais habitantes da Bolívia de tais direitos que O Libertador da América lhe atribuiu.

“Hugo Chávez, seu mais brilhante seguidor, que amava profundamente teu país, jamais se teria resignado ao tão ignominioso destino”, sublinhou Fidel em sua carta, que alcançou ampla repercussão internacional.

Fonte: Cubadebate