"Não somos apenas aliados, somos companheiros", afirma Lula

O ex-presidente Lula participou nesta segunda-feira (25) da comemoração dos 91 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) ao lado do presidente nacional da sigla, Renato Rabelo, do presidente nacional do PT, Rui Falcão, de presidentes de partidos aliados, de parlamentares de nível estadual e municipal, como a vice-prefeita da cidade de São Paulo, Nádia Campeão e do vereador Orlando Silva, proponente da sessão e presidente estadual do PCdoB em São Paulo. 

Em seu discurso, Lula destacou que “não foram poucas as lutas que o partido promoveu ou apoiou” e que elas resultaram em avanços importantes para o país. Ele destacou ainda a confluência de objetivos entre o ele e o PCdoB: “não temos apenas interesses em comum – temos os mesmos compromissos de vida”.

Leia abaixo à integra do discurso do ex-presidente Lula no ato em comemoração do aniversário do Partido Comunista do Brasil:

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar o PCdoB que nesses 91 anos de trajetória em muito contribuiu para grandes realizações do povo brasileiro. Neste período, não foram poucas as lutas que o partido promoveu ou apoiou, e tenho certeza de que elas resultaram em avanços significativos para a democracia e a soberania nacionais.

Ao longo de sua história, este partido deu ao país inesquecíveis combatentes da liberdade e da justiça, como João Amazonas, Pedro Pomar, Maurício Grabois e Elza Monerat, entre tantos outros homens e mulheres admiráveis.

O PCdoB se consolidou como um partido importante na vida brasileira. Com vigorosa presença nas organizações da juventude, dos trabalhadores urbanos e rurais, das mulheres e em vários outros movimentos sociais. Com atuantes bancadas parlamentares e reconhecidas experiências de gestão municipal. Com uma contribuição marcante aos governos estaduais progressistas e, desde
2003, uma participação notável no governo federal.

Tenho laços de profunda amizade com os dirigentes e militantes do PCdoB. Não somos apenas aliados, somos companheiros. Não temos apenas interesses em comum – temos os mesmos compromissos de vida, as mesmas causas históricas. Entre nós, mais do que respeito, existe confiança, construída durante trinta anos de lutas e esperanças compartilhadas. E existem afeto e carinho, tão importantes na vida de cada um de nós.

A parceria estratégia entre PCdoB, o PT e os demais partidos da base aliada do Governo Federal tem permitido que grandes avanços sejam conquistados em nosso país. Nestes 10 anos de governos democráticos e populares, consolidamos um modelo de governo onde o povo é o ator principal. Tiramos milhões de pessoas da miséria, criamos empregos, reposicionamos o Brasil no cenário internacional e continuamos trabalhando para avançar cada vez mais. O papel do PCdoB nesse processo foi, tem sido e, tenho certeza que continuará sendo fundamental;

Agora também na Prefeitura de São Paulo, o PCdoB tem sido um importante aliado para começarmos a mudar a cara da gestão desta cidade que, durante tanto tempo, esteve a serviço apenas de uma minoria. Tenho certeza que a administração do prefeito Fernando Haddad e da vice-prefeita Nádia Campeão, que concretiza essa aliança, trará melhorias significativas à vida do povo de São Paulo.

Parabenizo ainda meu amigo Orlando Silva, que foi nosso ministro do esporte e agora assume a presidência do PCdoB no estado de São Paulo e o companheiro Jamil Murad, que assume a presidência municipal do partido.

Amigos e amigas, termino lembrando que aniversários são datas comemorativas muito importantes não apenas para celebrar o que foi feito como também para projetar o que está por vir. Muito fizemos pelo Brasil nos últimos anos e hoje temos um país que alcançou um patamar nunca antes imaginado. Mas ainda há muito a ser feito. O caminho para que o povo brasileiro viva com dignidade plena ainda é longo. A manutenção da nossa parceria, da nossa sintonia em torno de um objetivo comum é fundamental para que nossos objetivos sejam alcançados.

Parabéns aos dirigentes e militantes do PCd B. Parabéns a todos os homens e mulheres que lutam pela emancipação do povo brasileiro.